As inscrições para o Healthy Buildings Design Competition 2025 já estão abertas e a organização apela aos jovens para que abracem este desafio, inscrevendo-se até 14 de Outubro. 

Revitalizar o parque imobiliário urbano e melhorar a eficiência energética e a saúde dos ocupantes dos edifícios são os grandes objectivos da edição deste ano. As equipas participantes, que serão formadas por jovens universitários, deverão projectar a renovação de um edifício de ensino primário, especialmente escolas primárias que tenham sido construídas na Europa entre os anos 60 e 70 do século passado. Isto porque, como refere a organização desta competição, embora alguns desses estabelecimentos de ensino tenham sido, entretanto, alvo de obras de renovação, “um número significativo continua a carecer dos cuidados e atenção necessários”.  

O concurso terá como base um estudo de caso: uma escola primária localizada em Milão, Itália, construída em 1972, que continua intocada em termos de eficiência energética e de melhorias na saúde dos ocupantes, ainda que tenha sido inspeccionada e submetida a pequenas intervenções ao longo dos anos. 

As equipas, que deverão registar-se até ao dia 14 de Outubro, irão receber um conjunto de informações detalhadas sobre este estudo de caso que servirá de inspiração para os seus próprios projectos. 

“É agora imperativo prever e renovar estes espaços educativos para satisfazer as necessidades em mudança dos utilizadores, criar ambientes confortáveis e sustentáveis e reforçar a resiliência contra desafios futuros”, refere a organização da competição Healthy Buildings Design, que quer incentivar os participantes a pensar “fora da caixa” e assegura que, através deste projecto, vão “melhorar a sua compreensão da qualidade do ambiente interior, explorando simultaneamente o impacto das futuras alterações climáticas e dos edifícios sustentáveis”. 

O sector da construção contribui em cerca de 40% para o consumo global de energia e para as emissões de CO2, algo que sublinha a “necessidade urgente” de uma mudança de paradigma na forma como construímos os edifícios: “a nossa responsabilidade é clara – está na altura de construir um futuro mais sustentável e saudável, tanto para as pessoas como para o planeta”, afirma a organização. 

O Healthy Buildings Design Competition teve o seu início em 2022 e é levado a cabo pela REHVA, a Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. A equipa que vencer o concurso levará para casa 5 000 euros. Já o segundo lugar irá receber 3 000 euros e a equipa que ocupar o terceiro lugar ganhará 1 500 euros.

Fotografia de destaque: © Healthy Buildings Design Competition