Está de volta, e com novidades, o Prémio APREN, que reconhece os melhores trabalhos académicos na área das renováveis. As candidaturas a esta distinção atribuída pela APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis estão a decorrer até dia 30 de Novembro e serão entregues em cerimónia própria no próximo ano.

À semelhança do ano passado, o Prémio APREN 2023 vai ser atribuído aos autores de teses, já concluídas, quer de mestrado, quer de doutoramento, cujos temas estejam inseridos no âmbito da “electrificação directa e indirecta com base em recursos de origem renovável”. Os trabalhos podem incidir sobre aspectos científicos, tecnológicos e/ou económicos relacionados com o tema, desde a área de produção, até à de consumo, passando também pela regulação.

Verificando-se a qualidade dos trabalhos académicos submetidos, o prémio vai atribuir um prémio de dois mil euros à melhor tese de doutoramento submetida e outro de mil euros à segunda melhor, bem como um prémio de 1500 euros e outro de 750 euros à primeira tese e à segunda tese de mestrado mais bem classificadas.

Como novidades, o Prémio APREN apresenta-se, neste ano, com um júri renovado e mais abrangente, bem como com um evento de entrega de prémios dedicado, que se irá realizar no dia 2 de Fevereiro de 2024. Recorde-se que, desde 2015, altura do lançamento desta distinção, a cerimónia de entrega era realizada aquando da conferência anual da APREN, isto é, do Portugal Renewable Energy Summit (a ter lugar nos dias 29 e 30 de Novembro).

Segundo a APREN, “a escolha dos trabalhos terá em conta o potencial e a relevância do tema, a robustez técnica e científica, mas também a qualidade do documento, a apresentação submetida e a apresentação oral a que serão submetidos os candidatos já numa fase final”.

As candidaturas dos trabalhos, que devem ser submetidos em português ou inglês, estão abertas até às 23h59 de dia 30 de Novembro de 2023, sendo que este prazo poderá ser mais curto, já que o processo encerra assim que se atinge um limite de submissão de 15 teses de doutoramento e de 30 teses de mestrado. O regulamento e o processo de candidatura, bem como os elementos do júri, podem ser consultados aqui.