Sete instituições europeias de ensino superior vão testar uma formação piloto no âmbito do projecto BUILD2050, que visa a construção sustentável e saudável. Já com inscrições abertas, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), coordenador do consórcio, vai seleccionar e integrar 10 estudantes na formação gratuita.
Durante quase um ano, o projecto europeu BUILD2050 – Training for Sustainable and Healthy Building for 2050 esteve a preparar uma formação que seja capaz de capacitar os técnicos do sector para os desafios que a transição ambiental para a neutralidade coloca à construção e reabilitação. Sob a coordenação do IPS, a iniciativa está agora a colocar em marcha o passo seguinte de modo a começar a testar a formação em Março.
Serão oito cursos gratuitos assentes em “métodos de ensino inovadores” e conteúdos “transnacionais”, envolvendo os contributos das instituições do ensino superior envolvidas no consórcio. Os diferentes tópicos a abordar em cada curso, com 25 horas, vão desde os edifícios zero energia e energia positiva e a construção regenerativa, até à gestão de água circular, à digitalização dos edifícios e aos novos materiais.
Nesta fase piloto, a decorrer até meados de Abril de 2024, o IPS vai acolher 10 estudantes. Para isso, está a receber, até dia 7 de Fevereiro, candidaturas de pessoas “que tenham formação superior ou se encontrem a desenvolver actividade profissional nas áreas de arquitectura, física e engenharias (ambiental, civil, mecânica, electrotécnica e energética)”.
Quem tenha interesse pode ainda concorrer a vagas das outras instituições parceiras do BUILD2050, nomeadamente a Universidade de Bolonha, o Politécnico de Milão, a Universidade de Atenas, a Universidade de Bochum, a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia e a Universidade de Tecnologia de Luleå. No total, serão seleccionados 70 indivíduos dos diferentes países para cada curso.
Para efectuar a candidatura, será necessário preencher um formulário on-line, submeter o curriculum vitae e uma carta de apresentação. Mais informações sobre este processo podem ser consultadas aqui. Os resultados da selecção serão conhecidos no dia 21 de Fevereiro.
O BUILD2050, cujo término se prevê para Fevereiro de 2025, pretende ainda lançar uma plataforma e um eBook relativo aos conteúdos ministrados e aos resultados das acções desenvolvidas, bem como criar o Guia Europeu BUILD2050 para, “em última instância, dar origem a uma rede europeia consolidada de profissionais, investigadores e decisores políticos nas áreas temáticas da Construção 2050”, refere o IPS. O projecto é financiado pelo programa Erasmus+.