A ADENE – Agência para a Energia e o IDAE – Instituto para la Diversificación y Ahorro de la Energía querem criar um protocolo de colaboração e um Observatório da Energia Ibérico. As propostas foram discutidas pelos representantes das duas entidades nesta terça-feira, durante a feira da energia e do ambiente GENERA 2023.
Está em cima da mesa a possibilidade de montar um programa de cooperação bilateral entre a ADENE e o IDAE. Segundo a entidade portuguesa, que deu ontem a notícia, o protocolo deve incluir uma colaboração em matéria de certificação energética dos edifícios, comunidades de energia renovável, pobreza energética, mobilidade eléctrica, bem como de gestão de programas de financiamento de projectos de eficiência energética e energias renováveis.
Além de pretenderem cooperar nestas áreas de trabalho, a ADENE e o IDAE querem avançar também com outra iniciativa conjunta, nomeadamente com o desenvolvimento de um Observatório da Energia Ibérico. Em sintonia em relação à importância de uma plataforma deste género, a ADENE e o IDAE vão submeter uma proposta de criação aos respectivos Ministérios sectoriais português e espanhol.
As decisões decorrem de uma reunião de trabalho que se realizou no dia 21 de Fevereiro entre Nelson Lage, presidente da ADENE, e Joan Groizard, director geral do IDAE. Os responsáveis por estas duas agências de energia que integram a EnR – Rede Europeia de Agências de Energia encontraram-se em Madrid no decorrer da 9.ª Conferência Internacional das Energias Renováveis, que integra a feira GENERA 2023, dedicada à energia e ao ambiente.