Amanhã, o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve vai acolher a Tarde Técnica de Faro, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado (EFRIARC) que vai ser ainda transmitida, em sessões digitais síncronas, noutras instituições do país. A sessão técnica vai focar-se em “Sistemas de produção de água quente com energia solar”.

É já amanhã que acontece a Tarde Técnica da EFRIARC. Desta vez, irá decorrer no Campus da Penha, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, em Faro, a partir das 14h15. No entanto, à semelhança do passado, mais instituições de ensino superior portuguesas decidiram apoiar a sessão técnica e promover, nos seus próprios espaços, uma transmissão digital e síncrona.

Assim, a Tarde Técnica de Faro poderá ser acompanhada também na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra, na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.

A sessão vai debruçar-se sobre os “Sistemas de produção de água quente com energia solar”, começando por tratar o tema “Sistema de produção de água quente monobloco incorporando bomba de circulação do fluido primário acionada por energia solar fotovoltaica e drain-back“, com o apoio de Oscar Herzog e Francisco Cordoeiro, colaboradores da fabricante espanhola Orkli.

Durante esta tarde técnica, João Silva, engenheiro mecânico e formador na Bosch Termotecnologia, S.A., vai abordar a manutenção de sistemas solares térmicos, enquanto Carolina Madeira Ramos do Carmo, doutorada em Tecnologias da Energia e investigadora da Universidade de Girona, vai apresentar o tema “desempenho de sistema de produção de água quente com energia solar associado com bomba de calor reversível”, e Luís Miguel Silva, engenheiro mecânico e area manager da Armacell, vai explorar soluções de isolamento térmico para instalações solares térmicas.

Os participantes poderão receber certificação de formação, no âmbito de Passaporte Qualifica, mediante o pagamento de cinco euros e o preenchimento de um pequeno questionário de avaliação no final da sessão. A formação será certificada pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.