A Universidade do Porto está a preparar a conferência PATORREB2023, que, dedicada à patologia e reabilitação de edifícios, incide, neste ano, sobre a habitação e o património. O evento está organizado em duas sessões, uma agendada para dia 26 de Setembro, com foco na habitação e incluindo a apresentação de um livro sobre a ventilação nas habitações, e outra para dia 7 de Novembro, com destaque para o património.
O Auditório Prof. Marques dos Santos, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai acolher, na próxima terça-feira, dia 26 de Setembro, a primeira sessão da 7.ª Conferência sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios, ou PATORREB2023. Nesta, serão abordados, em palestras e debates, vários temas relacionados com a habitação, tais como políticas públicas, estratégias e incentivos em Portugal, contributo da promoção imobiliária e dos municípios, direito da habitação, licenciamentos, e reabilitação e habitação nos centros urbanos.
Além desses tópicos, haverá também uma sessão dedicada à apresentação do livro Ventilação de Edifícios de Habitação – Conceção e Dimensionamento, da autoria de Vasco Peixoto de Freitas e de Manuel Pinto, que irão participar nesta conferência. A obra, segundo a descrição, tem um “carácter teórico e prático” e é destina-se a auxiliar e sensibilizar engenheiros e arquitectos no que diz respeito ao “exercício complexo” de implementar sistemas de ventilação adequados nos edifícios de habitação.
O certame, que envolve decisores, professores, investigadores, estudantes, projectistas, empresas do sector da construção e outros profissionais, vai contar ainda com dois momentos musicais e momentos de pausa.
A segunda sessão do PATORREB2023 vai acontecer na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), no dia 7 de Novembro, em moldes semelhantes à primeira. Dez palestras e a apresentação de um livro, agora já na área do património, tema que irá reger este segundo encontro, farão parte do programa.
“A conservação e reabilitação do património edificado, classificado ou não, constitui igualmente matéria da maior actualidade, tendo presente os múltiplos desafios que enfrenta, seja em razão da pressão turística e imobiliária presente nos centros históricos, seja na procura do necessário equilíbrio entre a preservação dos valores culturais que comporta e a necessidade de promover acções de requalificação, quer de natureza funcional, quer no âmbito da promoção de uma maior eficiência energética deste edificado, bem como de todo um conjunto de ações visando assegurar a sua sustentabilidade”, lê-se no convite para o PATORREB2023.
A comissão organizadora do PATORREB2023 é presidida por Vasco Peixoto de Freitas, responsável pela sessão na FEUP, e por Rui Fernandes Póvoas, responsável pelo encontro na FAUP.