Os membros da Rede Europeia de Agências de Energia (EnR), que a ADENE preside, vão apresentar um estudo intitulado Agências de Energia e Comunidades de Energia Renovável [CER], um novo caminho para a produção descentralizada de energia. O evento irá decorrer no próximo dia 25 de Novembro, no auditório Leap 7RIOS, em Lisboa, e também em formato digital.

Perante a crise energética e a aposta crescente, e com ambições cada vez mais exigentes, nas energias renováveis, a ADENE destaca o papel das CER como um “instrumento de elevado potencial”. Neste sentido, a agência nacional de energia portuguesa e homólogas europeias que integram a EnR estudaram as barreiras à implementação destas comunidades a uma escala mais significativa e elaboraram recomendações.

Segundo a ADENE, essas recomendações incidem também sobre a forma como as agências de energia podem actuar como aceleradores da produção descentralizada de energia renovável. Uma acção que, acrescenta, pode ser desenvolvida “tanto a nível de desenho de políticas como a nível de implementação de projectos”.

Já realizado, o estudo vai ser apresentado, em inglês, durante um evento, que será dinamizado exclusivamente em inglês, na próxima manhã de dia 25 de Novembro. O programa do evento conta ainda com sessões de discussão relacionadas com o papel das CER na transição energética, o impacto da crise energética e o potencial das CER como resposta, bem como as barreiras e oportunidades para as CER.

Com transmissão digital, o evento vai levar a Lisboa múltiplas figuras da política nacional e europeia, incluindo representantes de entidades da Áustria, da Espanha, dos Países Baixos e do Reino Unido. Entre essas figuras, destaca-se a presença de Nelson Lage, presidente da EnR e da ADENE, João Galamba, secretário de Estado do Ambiente e da Energia, e Paula Pinho, directora da Transição Justa, Consumidores, Eficiência Energética e Inovação da Direcção-Geral da Energia da Comissão Europeia, logo na sessão de abertura.

O programa completo pode ser consultado aqui, e as inscrições podem ser efectuadas através do preenchimento de um formulário aqui