O projecto de um “refúgio” alentejano enquadrado na natureza, Casa no Crato, foi o grande vencedor da terceira edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN. Promovido pela Exponor – Feira Internacional do Porto para destacar o trabalho criativo e inovador de novas gerações de arquitectos portugueses, o galardão foi atribuído na sexta-feira à autora, Inês Brandão, bem como ao segundo classificado por um projecto em Arouca de estruturas pré-fabricadas.
O Prémio Concreta Under 40 by CIN foi atribuído, na sexta-feira, à arquitecta Inês Brandão pelo projecto Casa no Crato. Trata-se de uma casa no topo de uma colina alentejana e com vista para uma lagoa que foi desenhada com “um casal amante da natureza” em mente, explica a Concreta.
Com o objectivo de actuar como “refúgio” fora da cidade, o projecto vencedor utiliza a natureza ao redor como ponto de partida e adopta uma forma em cruz, de modo a contornar as árvores, evitando a sua remoção. Além disso, a estrutura possui alpendres que “funcionam como espaços de transição entre o interior e o exterior”.
Na segunda classificação, destacou-se ainda o projecto 11 habitáculos na floresta, desenvolvido pelo atelier Summary, do arquitecto Samuel Gonçalves, e inserido no Aldeamento Turístico da Paradinha, a 20 km de Arouca. Segundo a Concreta, estas estruturas “independentes e eficientes” foram pré-fabricadas fora do complexo hoteleiro devido à presença de irregularidades no terreno, simplificando o processo de construção.
A entrega dos prémios decorreu no primeiro dia da Concreta – Feira de Arquitectura, Construção, Design e Engenharia, um evento dirigido aos profissionais destes sectores, que terminou ontem. A par do reconhecimento, os dois projectos receberam ainda um apoio monetário de dois mil euros, no caso do primeiro lugar, e de mil euros, no caso do segundo.
Além dos dois projectos, o júri fez as seguintes menções honrosas: Casa na Rua Direita de Francos, de João Sousa, José Mendanha e Nádia Santos; Apartamento da Santos Pousada, assinado pelo Hinterland Studio, de Filipa Figueira e Tiago Vieira; e Escritório de Arquitectura, Coimbra, de João Branco, do atelier Branco Del Río Arquitectos.
Recorde-se que o Prémio Concreta Under 40 by CIN é promovido pela Exponor e conta com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos.