A ADENE – Agência para a Energia anunciou, na sexta-feira, um guia digital gratuito que visa orientar os profissionais do sector da refrigeração para boas práticas e tecnologias promotoras da eficiência energética dos sistemas no contexto industrial.

Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração da Indústria – Guia de Boas Práticas é o título da nova publicação da ADENE, que está disponível de forma gratuita em formato digital, aqui. Trata-se de um guia de boas práticas dirigido a engenheiros, operadores de manutenção, gestores de energia, consultores e auditores energéticos.

O objectivo, segundo um comunicado da ADENE, é “reforçar os conhecimentos sobre estes sistemas” de modo a que os técnicos “possam desenvolver acções que conduzam a uma utilização mais eficiente da energia e, simultaneamente, a uma redução de emissões de gases poluentes que contribuem para o efeito de estufa”.

Assim, o documento contempla uma abordagem aos sistemas de refrigeração, falando de ciclos de refrigeração, fluidos frigorigéneos, factores que afectam a eficiência dos sistemas e de formas para identificar medidas de Utilização Racional de Energia (URE). O guia técnico abrange ainda, num outro capítulo, as boas práticas e aquilo que deve ser evitado, bem como as tecnologias mais eficientes do ponto de vista energético que podem ser aplicáveis aos sistemas de refrigeração.

De acordo com os dados da ADENE, os sistemas de refrigeração frigoríficos industriais representam um potencial de economia de energia de até 20 %. “Pretende-se que as boas práticas e as tecnologias referidas contribuam para uma melhor compreensão destes sistemas e de como é que as economias de energia podem ser alcançadas. E, assim, contribuir para uma maior competitividade na indústria nacional e com menores impactos ambientais”, conclui a agência nacional de energia.