Até 16 de Novembro, a Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA) está a receber, no âmbito de uma chamada do subprograma LIFE Clean Energy Transition 2023, propostas para facilitar a transição energética no sector dos edifícios, incluindo a renovação profunda.

“Esta chamada traz uma oportunidade de lidar com o Desempenho Energético dos Edifícios, criando as condições para tornar a renovação dos edifícios mais rápida, profunda, inteligente e baseada em dados e serviços”, refere a CINEA. Trata-se da chamada LIFE 2023-CET-BETTERRENO e vai co-financiar em 95 % as propostas seleccionadas em diferentes vertentes.

Essas vertentes passam por facilitar uma renovação profunda em larga-escala, a criação de enquadramentos regulatórios e administrativos que beneficiem esta transição (reduzindo, por exemplo, encargos administrativos, logísticos e financeiros desta renovação profunda) e também a dinamização de serviços e dados energéticos dos edifícios para “tornar a verificação e o financiamento mais sólidos e para ajudar a implementar serviços que valorizem a eficiência energética e a inteligência dos edifícios”.

As propostas, além de terem de incidir sobre um destes tópicos, devem ainda reunir pelo menos três candidatos de diferentes países. A ideia é reunir, assim, diversos actores e mercados em soluções que permitam tornar a melhoria do desempenho dos edifícios mais atractiva.

As propostas ao LIFE 2023-CET-BETTERRENO podem ser submetidas até dia 16 de Novembro de 2023. Recorde-se que o programa LIFE Clean Energy Transition está ainda a promover outros subprogramas, por exemplo, para o desenvolvimento de capacidades (LIFE 2023-CET-BUILDSKILLS) e para o de one stop shops para a renovação (LIFE 2023-CET-OSS).