A Agência Alemã da Energia (DENA) e o Conselho Mundial da Energia estão a promover o Prémio Start Up Energy Transition, com o objectivo de premiar start ups que apresentam soluções para a transição energética. As candidaturas ao concurso internacional podem ser feitas até dia 29 de Novembro.
Start ups de todo o mundo fundadas em 2013 ou posteriormente podem candidatar-se ao Prémio Start Up Energy Transition e receber até dez mil euros e visibilidade em eventos internacionais.
Para isso, devem apresentar um projecto já implementado, um produto manufacturado ou um protótipo já existente apenas numa de cinco categorias. São elas energia limpa e armazenamento, mobilidade e transportes, indústria, edifícios e construção, e acesso a energia de qualidade & ODS7.
No âmbito da categoria referente aos edifícios e à construção, serão distinguidas as iniciativas que contribuem para “os edifícios do futuro”, “confortáveis, custo-efectivos e eficientes energeticamente”. Estas iniciativas podem passar por palavras-chave como aquecimento e arrefecimento, novos materiais, conceitos de baixa energia, transição urbana energética, comunidades de energia, sistemas de energia urbanos, fornecimento de calor e aquecimento urbano, eficiência, etc.
Na vertente da indústria, serão valorizadas inovações em aplicações industriais de energia renovável, novas fontes de energia, incrementos de eficiência, utilização de calor residual, entre outras áreas-chave.
As candidaturas ao Prémio Start Up Energy Transition devem ser submetidas em inglês até ao final do dia 29 de Novembro. Mais informações sobre o procedimento podem ser consultadas no regulamento.
Depois de submetidas, as candidaturas serão avaliadas de modo a produzir uma lista final das melhores 100 start ups de 2024 e uma lista de três finalistas para cada categoria. Os vencedores serão anunciados em Março, em Berlim.
Tanto os vencedores como os finalistas das categorias irão ter acesso aos eventos SET Tech Festival e Diálogo de Transição Energética de Berlim, com passagens de avião e acomodações asseguradas pelos promotores, e a oportunidades de visibilidade. Os vencedores terão ainda “visibilidade extra” e irão ser premiados com dez mil euros.