O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial vai promover, no próximo da 14 de Novembro, uma sessão sobre as principais conclusões de um estudo-piloto em Portugal que visa perceber, no âmbito do projecto NUDGE, a eficácia de estratégias de nudging (“empurrões”) para combater o desperdício energético e melhorar a qualidade do ar interior nas habitações.

O projecto NUDGE é uma iniciativa europeia que visa analisar o comportamento das pessoas e desenhar e testar intervenções de nudging para promover a eficiência energética. Para isso, são realizados cinco estudos-pilotos incidindo sobre diferentes contextos – agregados domésticos, comunidades energéticas e escolas – e incluindo um conjunto diversificado de pessoas (diferentes grupos etários, rendimentos e serviços de energia utilizados, bem como alguns prosumers e utilizadores de carros eléctricos). A iniciativa desenvolve-se em cinco países, nomeadamente Grécia, Bélgica, Alemanha, Croácia e Portugal.

No contexto nacional, o estudo-piloto realizado envolveu a recolha e a monitorização de dados relativos ao consumo de energia e à qualidade do ambiente interior da habitações de cem famílias com crianças (com um mix de electricidade e gás natural para aquecimento) no Norte do país, sobretudo no Porto.

Entre os agregados analisados, metade teve apenas acesso aos dados relacionados com a utilização de energia. A outra metade, por sua vez, esteve equipada também com sensores de qualidade do ambiente interior e teve acesso a informação sobre a qualidade do ar interior e os níveis de conforto e luminosidade.

Foram, então, feitas intervenções de nudging, por via de uma aplicação móvel do projeto a que os agregados tinham acesso. Na prática, eram aconselhadas diferentes acções de optimização do consumo de energia mantendo os parâmetros de qualidade do ambiente interior.

O projecto e o estudo-piloto aplicado em Portugal, bem como os respectivos resultados e principais conclusões, serão apresentados no dia 14 de Novembro, no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O evento será promovido pelo INEGI, que desenvolve o piloto português, e irá incluir também a demonstração de ferramentas, como smart meters para a medição do consumo de electricidade e de parâmetros de qualidade do ar e a app nudge.it.

Além disso, será dinamizada uma sessão sobre o lugar do consumidor na transição energética e em questões de pobreza energética, que vai contar com a presença de Mariana Almeida, jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO.

O evento é dirigido a entidades e agentes envolvidos ou interessados em temáticas relacionadas com a eficiência energética e a qualidade do ar interior das habitações. As inscrições podem ser efectuadas aqui.