O Centro de Investigação de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade da Beira Interior (C-MADE) está a preparar umas jornadas que juntam a academia e a indústria na co-construção de soluções para os desafios do sector da construção sustentável. O evento terá lugar na Faculdade de Engenharia da mesma universidade, no próximo dia 15 de Dezembro.

Intituladas “Ciência Aberta em co-criação com a Comunidade”, as jornadas dinamizadas pelo C-MADE têm como objectivo sensibilizar os vários agentes para a necessidade de promover, em conjunto, a construção sustentável. Como tal, são dirigidas à academia, aos centros de Investigação e Desenvolvimento, aos investigadores na área da construção civil, às empresas, às associações e, em última análise, à sociedade civil. 

Neste ponto de encontro e união, o ponto de partida é a realização de elevator pitches, isto é, apresentações que terão entre 2 a 5 minutos, consoante serem feitas por investigadores ou empresas, respectivamente. Investigadores da engenharia civil e da arquitectura irão falar sobre resultados de investigações, soluções e protótipos que têm desenvolvido no contexto académico, enquanto empresas e associações irão abordar também as suas áreas de trabalho e as soluções de que estão à procura.

Já a tarde será dedicada a small talks que, segundo o C-MADE, terão a forma de “speed dating”. O objectivo é facilitar “o match entre as empresas e associações e os investigadores”. Desse modo, pretende-se incentivar futuras colaborações em projectos de co-criação de soluções capazes de responder aos “principais desafios do sector da construção sustentável”.

O encerramento das Jornadas C-MADE será assinalado com uma palestra de 30 minutos sobre a biomimética e com um debate relativo às tendências de construção sustentável, reflectindo-se sobre novas ideias colaborativas para a construção e para “um futuro mais verde”.

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento de um formulário on-line aqui.

As Jornadas de Sensibilização “Ciência Aberta em co-criação com a Comunidade” são desenvolvidas pelo C-MADE no âmbito do Programa INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, co-financiado a 85 % pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa, composto por 19 entidades, visa a criação de produtos e serviços resultantes de actividades de I&D+I na região Centro.