A ADEME – Agência Francesa para a Transição Ecológica está a promover uma edição dos Prémios Medadapt, ligados à adaptação às alterações climáticas na zona bioclimática mediterrânica, dedicada ao sector dos edifícios e do sector da construção. As candidaturas terminam no dia 9 de Abril, neste Domingo.
Acções de desenho ou renovação que dotem os edifícios, as infraestruturas e os equipamentos de maior resiliência climática realizadas por empresas, autoridades locais, instituições públicas, universidades ou ONGs terão oportunidade de concorrer a uma edição especial dos Prémios Mediterranean Climate Change Adaptation Awards (Medadapt).
Estas acções na construção e nos edifícios podem passar por soluções chamadas cinzentas, verdes ou laranjas, desde a integração de aspectos bioclimáticos relacionados com os sombreamentos, a ventilação, etc., e a gestão das águas pluviais e sanitárias, até à adequação do conforto térmico nos edifícios durante o Verão ou ao reforço de redes e infraestruturas aos eventos climáticos, bem como às infraestruturas verdes e às iniciativas de investigação, formação e sensibilização ou aos incentivos.
“Esta edição especial vai destacar, especificamente as soluções de adaptação no sector dos edifícios. Irá permitir mobilizar os actores da adaptação às alterações climáticas de todos os países do Mediterrâneo e promover os seus projectos”, refere a ADEME, em comunicado. Esta edição conta ainda com o apoio de Plan Bleu, do Programa Ambiental das Nações Unidas, da GlobalABC e do seu grupo de trabalho “Adaptação”, bem como dos projectos meetMED, RCREEE e Resallience.
O tema da construção e dos edifícios em destaque é justificado por aquilo que a ADEME descreve como uma “oportunidade de consciencializar para a necessidade de uma acção urgente para o sector”. A ideia é que os projectos possam, depois, servir de exemplo para replicação noutras zonas urbanas ou rurais da zona bioclimática do Mediterrâneo, que é uma das zonas mais impactadas pelas alterações climáticas.
As candidaturas encerram no dia 9 de Abril e podem ser realizadas aqui. As três melhores candidaturas irão receber apoio técnico, promoção e serão convidados para um workshop internacional. A cerimónia de entrega do prémio irá ocorrer no dia 11 de Maio, durante a Semana MeetMED, em Marraquexe.
Sublinhe-se que a zona bioclimática mediterrânica inclui, parcial ou totalmente, territórios de Albânia, Algéria, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Chipre, Egipto, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Líbia, Macedónia, Malta, Montenegro, Marrocos, a Autoridade Nacional Palestina, Portugal, Eslovénia, Espanha, Síria, Tunísia, Turquia.