No contexto da situação pandémica que ainda vivemos, causada por um vírus transmissível pelo ar, e dada a maior consciencialização sobre o efeito nocivo da poluição, revela-se cada vez mais premente a necessidade de monitorizar e cuidar da qualidade do ar que respiramos.

Atualmente o mercado da renovação de ar é bastante disperso, oferecendo desde soluções que cumprem somente o seu intento até outras que introduzem responsabilidades extras, assegurando um serviço global de excelência, como é o exemplo do equipamento da Vaillant, o recoVAIR VAR/4 E.

Dentro do leque de funcionalidades suplementares do recoVAIR VAR/4 E, enquadra-se naturalmente a constante procura pela máxima eficiência energética, levando a que este sistema de renovação de ar apresente elevadas taxas de recuperação, alcançando níveis de eficiência de 97 % na recuperação de temperatura.

De igual forma, é também um eficiente complemento ao sistema de climatização, visto que, através de um controlo avançado de sensores de temperatura, sincronizado com um software inteligente, permite ao equipamento fazer arrefecimento e aquecimento passivo, pré-climatizando o interior da habitação, se necessário e possível através da temperatura exterior, graças ao seu by-pass modulante.

A Vaillant incluiu ainda no recoVAIR VAR/4 E um recuperador entálpico que, para além da recuperação tradicional, permite recuperar a energia latente presente no vapor extraído dos espaços. A par do controlo de humidade, a monitorização e sincronia no funcionamento do caudal de ar renovado do equipamento com o nível de CO2, é mais uma funcionalidade inovadora com impacto ao nível do conforto do utilizador.

Para além disso, outra característica relevante é a capacidade de filtragem do ar novo. Esta garante a separação automática entre o ar e partículas presentes no mesmo. Os filtros de entrada mais apropriados para o sector doméstico e presentes no equipamento Vaillant são os filtros F7, além de um filtro na saída, F9. O filtro F7 é um filtro fino, com especial eficiência de filtragem de partículas finas (inferiores a 2,5 mícrones), que são normalmente produzidas pelo tráfego automóvel, atividades industriais ou operações de combustão. As partículas finas são particularmente tóxicas, sendo responsáveis diretamente por doenças respiratórias e cardiovasculares. Graças ao sistema de filtragem do recoVAIR VAR/4, reduzem-se os riscos para a saúde do utilizador, associados às partículas finas suspensas. 

Por outro lado, como se trata de um sistema, outro aspeto acautelado foi a rede de tubagem e os acessórios que vão permitir a renovação do ar através da insuflação e extração. Assim, a um equipamento de alta eficiência junta-se a tubagem Vaillant, específica para renovação de ar, que oferece, para além de um produto de alta qualidade e de fácil instalação, a máxima segurança no que diz respeito a higiene.

Assim, ocorre a renovação de ar gerido por um sistema Vaillant que controla todas as variáveis importantes para a qualidade do ar ambiente (ar novo, temperatura e humidade) e que está disponível em versões com um caudal máximo de 150, 260 ou 360 m3 por hora, preparados para garantir a melhor qualidade do ar ambiente, o nível de humidade definido e desejado pelo utilizador, bem como a temperatura de conforto e sem comprometer a elevada eficiência geral do sistema de climatização.

 

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release