O sistema VRF de última geração da Toshiba utiliza o fluido frigorígeno R32 para reduzir as emissões de CO2 em 80% e impulsionar o esforço mundial para conseguir a neutralidade carbónica.

A Toshiba Carrier Corporation, líder mundial em sistemas AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) de elevada eficiência e desempenho tem agora uma nova e única oportunidade de descarbonizar edifícios comerciais e apoiar os objetivos globais de neutralidade carbónica. O novo Toshiba SHRM Advance é o sistema VRF (caudal de refrigerante variável) de última geração da marca, uma solução de alta qualidade e extremamente eficiente que utiliza fluido frigorígeno R32. O SHRM Advance, que contempla atualmente a maior gama do mercado de sistemas VRF à base de R32, permite que os edifícios de escritórios, lojas e restaurantes, unidades de saúde, alojamento e estabelecimentos de ensino obtenham as melhores credenciais de sustentabilidade da sua classe.

Com um número cada vez maior de países a estabelecerem objetivos de neutralidade carbónica, a pressão sobre os proprietários e investidores tem aumentado no sentido de minimizarem a sua pegada de carbono. Em combinação com o aumento do preço e a diminuição da disponibilidade do fluido frigorígeno R410A devido ao regulamento relativo aos gases fluorados com efeito de estufa, os instaladores e projetistas têm adotado o fluido frigorígeno R32 face ao seu potencial de aquecimento global (PAG) consideravelmente menor. Ao utilizar o R32, o SHRM Advance com o seu sistema de segurança integrado, podem ajudar a reduzir as emissões de CO2 de edifícios comerciais em 80%, um valor impressionante, oferecendo maior flexibilidade na obtenção de certificações de edifícios.

Para combater as oscilações das temperaturas ambiente e diversidade de necessidades térmicas, o SHRM Advance oferece arrefecimento e aquecimento em simultâneo. Se um edifício comercial tiver fachadas a norte e a sul, por exemplo, o responsável pelas instalações já não precisa de alternar entre os modos de operação. O SHRM Advance controla esta situação de forma automática e integrada para criar condições de trabalho agradáveis e confortáveis, independentemente da localização no edifício. Para tal, foi desenvolvida uma nova geração caixas seletoras de fluxo, inovadoras e compacta com saídas até 12 portas, que proporciona maior flexibilidade durante a fase de conceção e instalação.

Através de outras tecnologias criativas, como um novo compressor rotativo duplo com injeção de líquido, um permutador de calor dividido, um permutador de calor de placas com subarrefecimento na linha de líquido, um novo motor de ventilador e um circuito termodinâmico exclusivo contribuem para uma eficiência líder na sua classe. Com um índice de eficiência energética sazonal superior a 8 e um coeficiente de desempenho superior a 4,3, os investidores em edifícios comerciais ficarão satisfeitos por saber que o SHRM Advance não só reduz os custos de funcionamento, como é também elegível para sistemas de incentivo ao investimento.

O sistema inclui ainda uma função de recuperação de calor que fornece calor às unidades interiores com recuperação de energia entre unidades consoante o modo de operação e apoio da unidade exterior, o que incrementa a poupança de energia e reduz ainda mais a pegada de carbono. Se o cliente preferir, o SHRM Advance pode ser personalizado como um sistema de bomba de calor de 2 tubos, estando também disponíveis módulos adicionais para a ventilação de edifícios e produção de água quente.

O design do SHRM Advance, totalmente equipado e certificado pela Eurovent (capacidade de 8 a 24 cv com uma única unidade) maximiza a flexibilidade para garantir que os instaladores possam satisfazer as exigências de qualquer projeto de maneira atempada e simples.

O novo chassis é compacto com uma altura de apenas 1,69 m para facilitar a integração da unidade de condensação exterior. Além disso, é possível ligar até 69 unidades interiores por sistema, com 13 tipos de unidades interiores diferentes (total de 107 modelos) disponíveis, que contemplam uma capacidade de 0,3 a 10 cv. Para além das unidades interiores convencionais, o SHRM Advance está disponível para ligação com unidades de conduta de ar novo e módulos de água quente. Com uma simultaneidade de ligação entre 70 a 200%, é possível personalizar totalmente o sistema para ultrapassar quaisquer restrições específicas do projeto. Para aplicações que exigem altos níveis de qualidade do ar interior, a tecnologia Toshiba IAQ está disponível nas configurações de cassete de 1 via (purificador de ar a plasma), cassete de 4 vias (purificador de ar com ionizador) e mural de parede (filtro ultrapuro). Como melhoria adicional, o sistema contempla até um total de 500 m de comprimento e 90 m de diferença de altura entre as unidades interiores e exterior.

Embora o R32 seja A2L (ISO 817), o que significa que possui uma classificação de “baixa toxicidade” e de ” baixa inflamabilidade”, a Toshiba Carrier Corporation desenvolveu diferentes dispositivos de segurança de R32 incorporados (detetor de fugas e válvulas de isolamento) para cumprir os regulamentos, garantir a segurança absoluta dos ocupantes do edifício e minorar as preocupações dos instaladores.

O controlo dos sistemas foi melhorado com recurso ao novo protocolo de comunicação TU2C-Link para maior velocidade e conectividade. Está disponível uma linha completa de controladores remotos com ou sem fios e centralizados que são totalmente compatíveis com os dispositivos de segurança de R32. As soluções de monitorização incluem o Wave Tool Advance (disponível na App Store e Google Play) e o Link Adaptor, que facilitam o trabalho ao pessoal de manutenção.

O mundo estabeleceu como meta um futuro neutro em carbono. Com o SHRM Advance da Toshiba Carrier Corporation, os investidores, proprietários, projetistas e instaladores podem ser parte na preservação do planeta e contribuir para a descarbonização. Seja na construção ou remodelação de um edifício comercial, chegou o momento de agir. Opte por uma solução melhor para o ar.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release

Outras notícias sobre esta empresa