Francisco Rocha Antunes, presidente da gestora de cooperativas de habitação, irá abordar nature-based solutions no modelo cooperativo

 

A MOME – gestora profissional de cooperativas de habitação vai marcar presença na NBS Summit para dar a conhecer a importância da descarbonização do setor imobiliário. O evento, que decorre nos dias 23 e 24 de maio, na Super Bock Arena, no Porto, irá reunir especialistas, investigadores e profissionais de diversos setores com o objetivo de debater o papel das nature-based solutions (soluções baseadas na natureza) no desenvolvimento urbano sustentável.

No primeiro dia da iniciativa, a partir das 9h30, como parte do painel “Building Sustainable Cities”Francisco Rocha Antunes, fundador e presidente da MOME, dará a conhecer a gestora profissional de cooperativas de habitação, assim como os eixos de sustentabilidade, intrinsecamente ligados a todos projetos existentes da empresa, a par do papel das descarbonização no desenvolvimento do setor imobiliário em Portugal.

Neste âmbito, sublinhe-se que para a MOME, a sustentabilidade assume um estatuto imperativo, recorrendo à utilização de métodos modernos de construção, como a construção off-site e o uso de materiais sustentáveis, e a implementação de práticas e princípios ESG em todas as fases do processo. Deste modo, perspetiva-se no primeiro painel da NBS Summit, uma abordagem ao modelo cooperativo e à construção sustentável de habitação a preço de custo. O foco estará na implementação de nature based solutions (soluções com base na natureza) capaz de materializar benefícios na eficiência dos imóveis e no bem-estar da comunidade a quem servem, gerando um impacto positivo na comunidade e no planeta.

Considerando a integração de aspetos ambientais e sociais nas cooperativas de habitação desenvolvidas pela MOME, a empresa reconhece os benefícios tangíveis resultantes do investimento em espaços verdes partilhados. Do ponto de vista ambiental, a implementação desses espaços resulta numa manutenção reduzida, contribui para o aumento da qualidade do ar e promove a gestão sustentável da água. Além disso, esses espaços auxiliam na redução do efeito de ilha de calor, preservam o solo e incentivam o uso de materiais sustentáveis, fortalecendo assim os pilares da sustentabilidade ambiental.

Por outro lado, sob uma perspetiva social, a presença de espaços verdes partilhados oferece uma plataforma para a educação ambiental e estimula a atividade física. Esses espaços proporcionam um ambiente inclusivo que promove o recreio passivo e ativo, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de conexão com a natureza. Ao investir na criação de espaços verdes partilhados, a MOME não apenas enriquece a qualidade de vida dos ocupantes das cooperativas de habitação, mas também fomenta um sentido de comunidade e sustentabilidade que perdura ao longo do tempo.

Refira-se que a MOME é membro do Urban Land Institute (ULI) Portugal, do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e subscreveu o Pacto do Porto para o Clima. É igualmente membro da ANCV (Associação Nacional das Coberturas Verdes) e da APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial).

 


Pedras.coop em fase final de adesões

O primeiro projeto da MOME – a cooperativa Pedras.coop, situada em Lavadores, Vila Nova de Gaia – encontra-se na fase final de angariação de cooperadores, sendo ainda possível para qualquer interessado aderir à cooperativa. Já o mais recente empreendimento – a cooperativa Hera.coop – está em desenvolvimento e iniciará em breve o processo de adesão. Situado no gancho entre a Rua de Monsanto e a Rua Nove de Abril, na zona do Carvalhido, o Hera.coop contará com 98 apartamentos. Mais informações em https://www.mome.pt/.

 

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release