Eurofred, uma empresa que se estabeleceu como parceiro para todos os profissionais que procuram soluções abrangentes para as suas necessidades de climatização, processos industriais, qualidade do ar interior e refrigeração, compensa a pegada de carbono associada à sua atividade através da implementação de campanhas de reflorestação, absorção e compensação em Portugal, Espanha, Itália e França.

Em Portugal, entre 2018 e março de 2022, a Eurofred reflorestou uma zona incendiada em Abrantes, na localidade de Concavada, em mais de 3.62 hectares, cerca de 2500 árvores da espécie Pinus pinaster. Os objetivos desta campanha, para além da reflorestação, absorção e compensação, passam também pela criação de massas mais resilientes para o futuro, o fomento e o aumento da biodiversidade, a proteção do solo face a erosão e a compatibilidade, a médio prazo, com os chamados usos extensivos de pecuária.

No seu total Eurofred, e para além de Portugal, participa em mais cinco projetos que somam mais de 60 hectares e cerca de 45.000 árvores, são eles:

  • Vall d’Ebo (Alicante): reflorestação de 20 hectares com 16.000 árvores.
  • Ejulve (Teruel): reflorestação de 8,70 hectares com 4.350 árvores.
  • Torremocha de Jarama (Madrid): reflorestação de 5,32 com 3.485 árvores.
  • Artana (Espanha): manutenção de 21,84 hectares com 16.000 árvores.
  • Pomino (Itália): manutenção de 2 hectares com 2.500 árvores

Segundo Nathalia Acevedo, Diretora de Comunicação e RSE da Eurofred “Estamos muito felizes com o progresso deste projeto uma vez que nos ajuda a eliminar a pegada de carbono associada à nossa atividade. Para além deste grande objetivo, estes projetos têm também a mais-valia de proporcionar formação e emprego aos trabalhadores locais, alguns em situações desfavorecidas, mas que graças a estas campanhas têm a oportunidade de descobrir novos percursos profissionais.”

Compensar as emissões plantando árvores em áreas ardidas

No que diz respeito à compensação da pegada de carbono de 2019 e 2020, a empresa tem também projetos em curso na Extremadura e mais dois planeados: um nas Astúrias, que cobrirá 2,5 hectares, e outro em França, nas imediações de Paris, de 2 hectares o que se traduz na compensação de cerca 800 toneladas de CO2.

O Grupo Eurofred compensa a pegada de carbono emitida pelas suas empresas, localizadas na Europa, África e América do Sul, através da absorção gerada pela plantação de novas árvores em áreas que sofreram incêndios florestais. Com a mancha de plantações que a empresa tem atualmente, já compensou em Portugal as suas emissões de CO2 até 2036, em Itália até 2039 e, até um ano da sua atividade em Espanha, França, Marrocos e Chile.

 “Ser cada vez mais sustentável e responsável com o ambiente faz parte da política da nossa empresa. Como as emissões são um vetor chave decidimos colaborar com a reflorestação de áreas ardidas”, afirma Nathalia Acevedo, Diretora de Comunicação e RSE da Eurofred. “Não somos reativos, do nosso ADN faz parte a proatividade. Para além do financiamento do trabalho de plantação, monitorização e manutenção, participamos na seleção de projetos, propomos iniciativas e temos o compromisso dos nossos colaboradores.”

A Eurofred assume o seu compromisso em calcular, reduzir e compensar a sua pegada de carbono. Sendo a primeira empresa a compensar 100% das emissões de CO2 e a única no seu setor que as calcula e reduz.

ESTA ENTIDADE FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK

VER PERFIL

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release