A maioria das famílias no mundo desenvolvido considera o acesso à água um dado adquirido. No entanto, o abastecimento global de água enfrenta muitos desafios. No final desta década, a procura global de água doce poderá ser 40% superior às ofertas disponíveis, e já há relatos de que alguns países estão a retirar até 38 vezes mais água doce do que aquela que naturalmente têm à sua disposição.

Não é nenhuma surpresa que o tema do Dia Mundial da Água deste ano seja “Água para a Paz”, centrando a atenção no papel crítico que a água desempenha na estabilidade e prosperidade do mundo.

Tanto os consumidores como os instaladores profissionais na Europa Ocidental exigem muito dos acessórios e materiais utilizados nos sistemas de água potável. Àlvaro García, diretor comercial da Resideo em Espanha e Portugal, explica como a Resideo pode fazer a diferença: “Para enfrentar os desafios hídricos em toda a Europa, é necessário ter soluções avançadas que beneficiem os consumidores, o ambiente e os empreiteiros AVAC a longo prazo”.

Durante aproximadamente 80 anos, os produtos avançados de gestão de água da Resideo têm ajudado os instaladores europeus e os seus clientes a manter as casas confortáveis ​​e a funcionar adequadamente. A empresa pretende, portanto, partilhar o seu conhecimento e experiência, sugerindo cinco formas pelas quais todos na Europa podem ser colectivamente mais inteligentes com as suas instalações de água.

As 5 principais dicas da Resideo para ser mais inteligente com sua instalação de água:

  1. Reduzir o consumo: não se trata apenas de fechar a torneira. Trata-se também de gerir a pressão da água nas instalações. Certifique-se de ter válvulas redutoras de pressão (PRVs) eficazes que protegem contra pressão de entrada muito alta e, ao mesmo tempo, podem ajudar a reduzir o uso desnecessário de água.
  2. Remover partículas sólidas para proteger o sistema de água e a qualidade da água. Partículas sólidas podem causar danos. Porém, o uso dos filtros corretos garante um fornecimento contínuo de água filtrada; enquanto os filtros com regulador de pressão não só garantem a filtragem contínua da água, mas também podem ajudar a reduzir o consumo de água.
  3. Impedir o acúmulo de calcário no sistema de água e, ao mesmo tempo, minimizar o consumo de água e sal. Considere o amaciamento da água como uma solução econômica. As melhores soluções utilizarão tecnologia de troca iônica e terão as mais modernas válvulas de controlo.
  4. Evite reclamações de seguros dispendiosas e danos causados ​​pela água na casa. Vazamentos de água são um grande problema em todo o mundo; Não só podem causar danos significativos a apartamentos e edifícios, como também não contribuem em nada para conservar a água. Por exemplo, de acordo com APS, Associação Portuguesa de Seguradores, os danos causados ​​pela água são um dos tipos mais comuns de reclamações por danos materiais no país, e as seguradoras portuguesas pagam cerca de 1 milhão de euros por dia. A instalação de um detector de vazamento de água com válvula de corte de abastecimento pode evitar vazamentos em um estágio inicial, ajudando a proteger os pertences e a estrutura da casa contra possíveis reparos dispendiosos.
  5. Consulte o seu instalador profissional local para obter orientação. A melhor maneira de ter certeza de que você está sendo mais inteligente com seu sistema de água é conversar com um especialista. Eles podem aconselhá-lo sobre as melhores medidas de prevenção e quais os produtos que melhor atendem às suas necessidades de gestão da água.

Além do Dia Mundial da Água anual, as Nações Unidas destacam a importância da produção e consumo responsável de recursos no objetivo 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da organização. Zeynep Yildirim, Líder Europeu de Sustentabilidade da Resideo, descreve o foco da Resideo nas responsabilidades de sustentabilidade: “Os recursos hídricos do mundo são muito valiosos e se não participarmos todos na tomada de decisões mais inteligentes, corremos o risco de o abastecimento ficar ainda mais sob pressão do que já está. Na Resideo estamos focados no impacto positivo que podemos gerar e também na forma como apoiamos os nossos clientes na nossa jornada coletiva em direção à sustentabilidade.”

A Resideo está a fazer grandes progressos na sua jornada de sustentabilidade global e recentemente melhorou a sua pontuação Ecovadis em 10 pontos, de 59 para 69. Isto significa que a empresa está agora entre os oito por cento superior de mais de 100.000 empresas em cerca de 175 países avaliados por um dos os benchmarks mais conceituados do mundo nas categorias ambiental, ética e de direitos humanos.

O texto acima é da responsabilidade da empresa/entidade em causa.
Fonte: Press Release