Decorreu nos dias 20, 22 e 24 de setembro de 2021, por videoconferência (através da plataforma Zoom e transmitida em streaming no Facebook), a 1a Conferência Passivhaus Brasil 2021 com a organização da Associação Passivhaus Portugal, Homegrid, Passivhaus Institut, International Passive House Association e Instituto Latinoamericano Passivhaus. Decorreram no total 3 sessões com apresentações focadas na implementação da Passive House no Brasil.

As 3 sessões da conferência tiveram uma assistência média contínua de quase 100 participantes, tendo passado pela plataforma Zoom ao longo dos 3 dias mais de 200 pessoas.

A Sessão 1 foi moderada pelo eng. civil Bernardo Tutikian, professor e investigador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A primeira apresentação foi de Susanne Theumer, do Passivhaus Institut, e Carl Halbach, da International Passive House Association, em que foi feita a introdução ao conceito Passive House e a sua aplicação em climas mais quentes e foi apresentada a organização do sector Passive House a nível mundial. De seguida Lino Rocha, responsável da Amorim Cork Insulation para o mercado externo, apresentou as soluções de isolamento térmico à base de cortiça e o seu potencial de utilização no Brasil. Depois Sérgio Ruivo, da Griesser Portugal, apresentou as soluções da Griesser de sombreamento cuja utilização em climas quentes é obrigatória para se alcançar o ótimo desempenho. Por fim, João Marcelino, da Homegrid e da Associação Passivhaus Portugal, apresentou o trabalho realizado em Portugal na implementação da Passive House deixando pistas para a implementação no Brasil. A Sessão 1 contou com uma assistência média contínua de 120 participantes.

A Sessão 2 foi moderada pelo arquiteto Rômulo Giralt, professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A primeira apresentação foi de João Gavião, da Homegrid e Associação Passivhaus Portugal, onde foi apresentado um caso de estudo Passive House em 4 localizações no Brasil e apresentadas as soluções construtivas e estratégias de referência para a adaptação a cada zona climática. De seguida Christian Lugarini, responsável da Rothoblass no Brasil, apresentou as soluções para a estanquidade ao ar e a sua importância para o bom desempenho dos edifícios. Depois Hugo Salreta, representante de vendas da Gealan de Portugal e norte de Espanha, apresentou os sistemas em PVC da Gealan para janelas eficientes e com certificação Passive House. Por fim, o arquiteto Eduardo Grala da Cunha, professor e investigador da Universidade Federal de Pelotas, apresentou os desenvolvimentos já alcançados no Sul do Brasil no estudo e aplicação da Passive House naquela região do Brasil. A Sessão 2 contou com uma assistência média contínua de 95 participantes.

A Sessão 3 foi moderada pelo arquiteto Eduardo Grala da Cunha, professor e investigador da Universidade Federal de Pelotas. A primeira apresentação foi de Luiz Bezerra, da Passive House Canada, onde foi apresentada a primeira Passive House certificada no Brasil, localizada em Belém, no estado do Rio Grande do Norte. De seguida Hélder Vilaça, especialista em soluções de estanquidade ao ar da Soudal, apresentou as soluções da Soudal para garantir a estanquidade ao ar com certificação Passive House, focando sobretudo no tópico da instalação da janela. Depois, Susanne Theumer do Passivhaus Institut apresentou uma visão global sobre o tópico dos sistemas e equipamentos numa Passive House, apresentando soluções adequadas a climas mais quentes. Por fim, decorreu uma discussão alargada a toda a audiência, com intervenções iniciais de Luiz Bezerra, Susanne Theumer e João Marcelino, procurando contribuir para a estratégia de implementação da Passive House no Brasil. A Sessão 3 contou com uma assistência média contínua de 65 participantes.

Todas as apresentações e intervenções foram gravadas e estão disponíveis no site da Associação Passivhaus Portugal em formato de vídeo e pdf AQUI.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release