Na Caleffi, criámos um sistema inovador e completo – o kit de enchimento e desmineralização –que protege as instalações de climatização contra incrustações e corrosão, respeitando as normas mais rigorosas a este respeito e o ambiente.
Nos últimos anos, as instalações de climatização tornaram-se extremamente eficientes, melhorando o desempenho e reduzindo os consumos, com um menor impacto sobre o ambiente, quer em termos de poupança energética, quer de redução das emissões poluentes. Todavia, para garantir padrões elevados ao longo de todo o ciclo de vida da instalação, é necessário adotar precauções adequadas.
As características da água que circula dentro do circuito fechado são fundamentais. Uma elevada dureza da água de enchimento do circuito fechado é, de facto, índice de elevada capacidade de incrustação.
Com o aquecimento da água, os sais de cálcio e magnésio cristalizam e depositam-se nas superfícies de permuta ou nas passagens mais estreitas da instalação, gerando assim obstruções que podem impedir a passagem do fluido ou bloquear os componentes de regulação.
A condutibilidade elétrica é, por sua vez, índice da capacidade de corrosão da água. Quanto mais elevado for este parâmetro, maior é a quantidade de sais presentes que podem afetar os componentes metálicos, corroendo-os ou gerando fenómenos de microfissuras. Manter estes valores sob controlo significa, por isso, auxiliar os aditivos químicos a proteger toda a instalação de climatização contra os fenómenos de corrosão e incrustação.
Por estas razões, criámos uma solução compacta e tecnicamente evoluída para o enchimento e tratamento da água nas instalações de climatização. O kit de enchimento e desmineralização série PT580 é constituído por um grupo compacto de enchimento automático e por um grupo automático de tratamento de água com cartucho de desmineralização. Apresentando dimensões extremamente reduzidas, trata-se de uma solução ideal sobretudo para centrais térmicas onde o espaço é exíguo.
O grupo compacto de enchimento automático inclui duas válvulas de interceção, um filtro inspecionável, um desconector de zona de pressão reduzida controlável tipo BA e uma redutora de pressão. O desconector impede que a água contaminada do circuito fechado de aquecimento retorne à rede de alimentação de água sanitária, segundo as prescrições da norma EN 1717.
O grupo automático de tratamento de água é constituído por válvula de retenção a montante, centralina eletrónica com medidor volumétrico e célula de contagem da condutibilidade elétrica integrada, regulador de bypass, válvula de interceção de esfera a jusante, torneira de descarga e purgador de ar. A centralina eletrónica gere quer tratamentos de desmineralização quer de amaciamento da água. É possível configurar parâmetros e dados, relativos a um tratamento específico, diretamente no quadro frontal da centralina. O software calculará automaticamente todos os parâmetros para um correto funcionamento.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release
ESTA ENTIDADE FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK