Em 2018, após ter decidido lançar-se no caminho do BIM, a Caleffi alcançou um nível bastante elevado de know-how e de qualidade dos ficheiros para BIM. Porém, o percurso para alcançar estes resultados foi longo. A Caleffi começou pela análise dos ficheiros BIM existentes e disponíveis online, mesmo de indústrias e produtos muito diferentes dos seus.

Antes de mais, é necessário esclarecer o conceito de família no âmbito BIM: trata-se do modelo, do objeto digital homólogo, em termos lógicos, ao qual se chamava “bloco” CAD num ambiente 2D ou, no máximo, tridimensional.

A principal diferença é que o bloco CAD era uma geometria simples (2D ou 3D), que não tinha nenhuma interação com os outros blocos no mesmo desenho ou projeto. Pelo contrário, uma família BIM é uma geometria (3D), mas acompanhada de informações, dados técnicos e propriedades diferentes dependendo de cada tipo de produto. Também é muito importante entender que as famílias presentes no mesmo projeto têm interações bem definidas, cada tipo de família “fala” de uma forma diferente consoante a família com a qual deve interagir. Os software de edição BIM conseguem compreender, através dos parâmetros introduzidos, de que tipo de família se trata e, portanto, impor restrições e regras à sua utilização dentro de um projeto. O objetivo final é obter o digital twin ou uma cópia digital do produto real com todas as suas características geométricas e funcionais.

A Caleffi sempre tentou promover uma abordagem de partilha de conhecimentos através de uma série de suportes de informação. Os esquemas em BIM não são mais do que a evolução natural desta ferramenta, mantendo o mesmo objetivo: facilitar o crescimento do conhecimento do setor.

Os esquemas realizados de raiz em Revit pretendem ser uma via de acesso “simplificado” ao mundo BIM: em vez de partir do zero, o projetista encontrará templates já devidamente configurados para a realização de projetos de instalações – etapa fundamental para o funcionamento correto do modelo.

Quem se apoia pela primeira vez no projeto MEP com o Revit irá encontrar um instrumento simples, mas potente para começar com o pé direito e entender rapidamente as regras na base de uma abordagem apropriada a um dos softwares mais usados no mundo.

As vantagens de um processo BIM para a fase de projeto são bem conhecidas de todos, mas enumeram-se abaixo as mais importantes:

▪ possibilidade de visualizar o modelo em qualquer momento do seu workflow;

▪ gerir os espaços e as dimensões de qualquer elemento no interior do modelo;

▪ disponibilidade de análise de desempenho e estimativas métricas.

Todos estes pontos conduzem a um resultado: redução do custo do projeto. Para concluir, a Caleffi disponibiliza, no site bim.caleffi.com, notícias sobre o mundo MEP em âmbito BIM mas, principalmente, a possibilidade de download gratuito não só das famílias construídas de raiz em Revit, mas também de uma central térmica com mais de 35 kW completa com todos os componentes INAIL e exemplos de esquemas de instalações prontos a usar.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release

ESTA ENTIDADE FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK

VER PERFIL