De 9 a 11 de julho, o Archi Summit 2025 volta a Lisboa e ocupa o Beato Innovation District. A organização revela hoje o programa oficial do evento, onde se cruzam vozes incontornáveis da arquitetura contemporânea, vindas de quatro continentes, numa edição marcada pela diversidade e pelo talento, com a curadoria de Joanna Helm e António Choupina.
CHANGE foi o grande tema escolhido para o Archi Summit deste ano, que reafirma o seu papel como espaço de convergência entre prática, teoria e provocação. O programa traz grandes nomes da arquitetura mundial a Lisboa e põe em discussão alguns temas prementes da atualidade, procurando soluções e melhores caminhos.
De Tóquio a Berlim, da Cidade do México a Paris, Francesca Singer, Christoph Hesse, Gabriela Carrillo, Tony Fretton, Gloria Cabral, Romullo Baratto, Fran Silvestre e Anouk Legendre, dão corpo a uma geração de arquitetos cuja obra fala não apenas de forma e função, mas sobretudo de futuro, contexto e responsabilidade. Seja no desenho biotecnológico das cidades, no ativismo social da habitação ou na reinvenção de escalas e narrativas, cada intervenção promete ampliar fronteiras – físicas e ideológicas.
Conhecida no mundo inteiro como a “influencer dos arquitetos”, estando entre os 125 líderes globais do setor, e fundadora da plataforma mediática Architecture Hunter, com uma audiência de 3 milhões de pessoas: Amanda Ferber será uma das moderadoras do festival e partilhará esta função com Martha Thorne, reitora da IE School of Architecture and Design, em Madrid, e ex-diretora do Prémio Pritzker de Arquitetura, amplamente conhecido como “Nobel da Arquitetura”. Duas figuras que têm moldado a forma como a arquitetura é comunicada e entendida no mundo.

Além de um painel de oradores com uma grande diversidade de visões, técnicas e diferentes perspetivas do mercado, o programa apresenta vários workshops e sessões de debate, para fomentar o networking entre profissionais do setor e a aprendizagem sobre a área. No primeiro dia, 9 de julho, decorrerá o workshop sob o tema “Tecnologia na Arquitetura” e ainda uma mesa-redonda, onde se debaterá “Novos modelos de construção”. No dia 10, haverá uma sessão para pensar em como “Expandir e construir reputação”, assim como uma mesa-redonda com o tema “The Open Plan – Arquitetos para lá da arquitetura”. O festival encerra com uma sessão onde se discute a “Estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas” e uma mesa-redonda para debater “O que mudou nos últimos 10 anos”.
Além disso, a Secil, patrocinadora principal desta edição, reforça a ligação entre inovação industrial e pensamento arquitetónico, trazendo consigo uma área expositiva onde se cruzam materiais, soluções e marcas que constroem o presente e antecipam o que aí vem. Os restantes parceiros técnicos, institucionais e media completam um ecossistema onde arquitetura, engenharia, urbanismo e cultura se entrelaçam com visão e compromisso.
Num momento em que o mundo repensa cidades, habitats e modos de vida, o Archi Summit 2025 volta a colocar Lisboa no radar internacional, como palco de transformação, inspiração e debate, nos dias 9, 10 e 11 de julho, no Beato Innovation District, em Lisboa. Os bilhetes para o festival já se encontram à venda, sendo que o passe diário tem o valor de 15 € para o público geral e o passe de três dias tem o valor de 35 €. Pode consultar a programação completa abaixo.


Programação completa:
9 de julho
Oradores:
- Christoph Hesse, arquiteto fundador da Christoph Hesse Architects, na Alemanha
- Francesca Singer, arquiteta italiana no SANAA, no Japão, e professora-assistente no Politecnico di Milano
- Oliver Rafaelli e Guillaume Sbaud, sócios da Triptyqye Architecture, com escritórios em São Paulo e em Paris
Moderação:
- Amanda Ferber, arquiteta e influencer brasileira, fundadora da plataforma mediática Architecture Hunter
Sessões:
- Workshop: “Tecnologia na Arquitetura”
- Mesa-redonda: “Novos modelos de construção”
10 de julho
Oradores:
- Mariana Simas, arquiteta brasileira
- Tony Fretton, arquiteto britânico, responsável pelo design de vários edifícios residenciais e museus no Reino Unido
- Anouk Legendre, arquiteta francesa e co-fundadora da agência XTU Architects
Moderação:
- Romullo Baratto, arquiteto e urbanista brasileiro e project manager do ArchDaily
Sessões:
- SCALE – “Expandir e construir a reputação”
- Mesa-redonda: “The Open Plan – Arquitetos para lá da arquitetura”
11 de julho
Oradores:
- Gabriela Carrillo, arquiteta mexicana
- Gloria Cabral, galardoada com o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza
- Fran Silvestre, distinguido com vários prémios ao longo da carreira, nomeadamente o German Design Award – que recebeu em 2016, 2020, 2021 e 2024 –, atribuído pelo Ministério da Economia e Tecnologia alemão
Moderação:
- Martha Thorne, reitora da IE School of Architecture and Design, em Madrid, e ex-diretora do Prémio Pritzker de Arquitetura
Sessões:
- Sessão: “Estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas”
- Mesa-redonda: “O que mudou nos últimos 10 anos”
- Workshop: “ReThink Lisboa: Climate & Regeneration Proposal 2030″

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release









