A Viessmann contribui para a eficiência energética das novas residências estudantis do Campus Universitário da Guarda com a sua solução solar de última geração.

De forma a satisfazer a cada vez maior procura de alojamento estudantil do Ensino Superior Público na zona da Guarda, encontram-se em fase de conclusão as Residências Estudantis do Campus Universitário da Guarda. Relativamente às especialidades de AVAC, as mesmas ficaram a cargo da empresa instaladora IELAC.

De forma a satisfazer as necessidades energéticas de AQS (águas quentes sanitárias) das residências, de forma segura, mas sustentável, e em harmonia com o meio ambiente, recorreu-se à solução de uma solução solar de última geração.

Assim, repartidos pelas coberturas inclinadas dos seis blocos de edifícios, foram instalados 144 colectores solares planos verticais modelo Vitosol 100 FM (SV1F) de 2.33 m2 de área de abertura, perfazendo assim uma capacidade total instalada de cerca de 336 m2.

Mais uma vez, a Viessmann coloca-se na vanguarda tecnológica, dado que estes colectores solares incorporam tecnologia patenteada ThermProtect, que evita o sobreaquecimento do sistema solar (mesmo com ausência de consumo sanitário), e o seu consequente colapso.

Nos sistemas solares convencionais, com necessidades oscilantes e sazonais de AQS (escolas, moradias de fim de semana ou férias, hotéis, edifícios de serviços) o excesso de captação de calor resulta num sobreaquecimento do sistema e consequentemente na formação de vapor. Tal pode danificar os componentes do sistema.

Isto acontece porque um coletor solar standard produz calor sempre que a luz solar incidir sobre os seus absorvedores, mesmo quando esse calor não seja necessário. Isto acontece por exemplo no Verão, no período de férias. Se o permutador de calor do depósito sanitário (ou depósito de compensação de água para aquecimento) não necessitar de calor por estar à temperatura desejada, a bomba circuladora solar irá parar e a instalação solar entrará em estagnação. A contínua incidência da radiação solar conduzirá ao aumento da temperatura no coletor, levando assim à formação de vapor no líquido solar, o que por sua vez irá ocasionar uma elevada carga térmica dos componentes do sistema, como por exemplo juntas, bombas, válvulas e o próprio líquido solar.

O ThermProtect “desliga” o colector solar em caso de radiação excessiva de energia solar, face ao consumo de AQS. Mas como tudo isto funciona?

No funcionamento normal do colector, o novo tratamento seletivo do absorvedor do coletor plano Vitosol 200-FM funciona como um revestimento absorvedor standard dos coletores planos da Viessmann. Quando a temperatura no coletor ultrapassa os 75 ºC, a emissão de radiação de calor aumenta de forma exponencial, evitando-se assim de forma fiável o sobreaquecimento e a formação de vapor.

O tratamento selectivo dos absorvedores da nova gama Vitosol FM baseia-se no princípio de “camadas comutáveis”. Assim, o Dióxido de Vanádio, substância que reveste o absorvedor do colector solar Viessmann, altera a sua estrutura cristalina em função da temperatura do coletor e, por conseguinte, o seu desempenho. Quando a temperatura do absorvedor ultrapassa os 75 ºC, a estrutura cristalina altera-se, multiplicando deste modo a sua emissão de radiação de calor. Assim, reduz-se a potência do colector quando este aumenta a sua temperatura. As temperaturas de estagnação são claramente inferiores e não se produz formação de vapor. Quando a temperatura do colector desce abaixo dos 75 °C, a estrutura cristalina volta ao seu estado original. Deste modo, mais de 95 % da energia solar incidente é absorvida e transformada em calor. Assim, a potência do novo painel é superior à dos painéis planos convencionais, uma vez que não se produz estagnação. A alteração da estrutura cristalina é reversível de modo ilimitado, sem intervenção humana e a função está disponível por tempo prolongado.

O novo tratamento seletivo do absorvedor é composto por vários níveis. Um desses níveis é composto por dióxido de vanádio (VO2), um material extraordinário que muda de tamanho, forma e/ou identidade física e cujas propriedades óticas se alteram a partir de uma determinada temperatura. Assim, acima dos 75 ºC o colector aumenta a sua emissividade, ou seja, aumenta a sua emissão de radiação de calor. Este incremento da capacidade de emissão causa a redução da temperatura de estagnação do coletor. Quanto mais o absorvedor aquece, maior será a radiação emitida. Este efeito pode ser notado a partir de uma temperatura do absorvedor de 100 ºC.

O ThermProtect oferece assim enormes vantagens para as pessoas, sejam elas utilizadores finais, instaladores ou projetistas:

• Elevada segurança de funcionamento e longa vida de utilização devido à redução da temperatura de estagnação;

• Independentemente dos ajustes, quedas de corrente e dispositivos mecânicos (p. ex. lonas, aerotermos);

• Redução significativa da carga térmica sobre os componentes do sistema;

• Facilita o dimensionamento de instalações solares, uma vez que a instalação solar se protege a si mesma, sem elementos adicionais (aerotermos), nem escoamentos;

• Seleção fácil de componentes (p. ex. vasos de expansão mais pequenos);

• Sem sobreaquecimento no Verão ou em caso de ausência de consumo de A.Q.S.;

• Taxa de cobertura solar mais elevada para apoio ao aquecimento e água quente sanitária, sem risco de sobreaquecimento.

O ThermProtect oferece aos painéis solares FM um desempenho superior do dos painéis convencionais, uma vez que não existe estagnação e podem continuar a fornecer calor em qualquer altura.

O ThermProtect torna-se assim na solução perfeita para sistemas solares. À semelhança dos restantes colectores solares Viessmann, foi concebido para atingir uma vida útil superior à média. Para tal, recorreu-se à utilização de materiais de primeira qualidade resistentes à corrosão, como o vidro, alumínio e cobre.

Como não podia deixar de ser, o Vitosol 100 FM (SV1F) encontra-se devidamente certificado e aprovado, de acordo com a SOLAR KEYMARK, homologado segundo as normas de qualidade Europeias EN12975-2, segundo as normas ISO 9806, possui também o símbolo ecológico Alemão “Blue Ángel”, o certificado de qualidade do Instituto SPF em Rapperswil (Suíça) e os certificados de fabrico ISO 9001 e ISO 14001.

Com a implementação desta solução, conseguiu-se minimizar francamente a pegada ecológica, tendo-se obtido elevados benefícios energéticos e ambientais:

A Viessmann, ao longo dos anos, tem-se posicionado sempre um passo à frente em competência e desenvolvimento tecnológico, explorando e inovando em soluções cada vez mais inteligentes e eficientes ao nível energético.

ESTA EMPRESA FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK

VER PERFIL

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release