Num mundo cada vez mais consciente da necessidade de se adotarem fontes de energia renováveis, o autoconsumo tornou-se uma alternativa atrativa e sustentável que, através da utilização da energia solar, permite aos utilizadores produzir a sua própria eletricidade de forma limpa e eficiente, reduzindo a sua pegada de carbono.
Neste contexto, a Suministros Orduña apresenta, juntamente com Quintino Loureiro Unipessoal, Lda, uma ampliação de uma instalação de autoconsumo residencial trifásica realizada em Colares-Sintra, Portugal. O cliente final já possuía uma instalação fotovoltaica; no entanto, não estava totalmente satisfeito com os resultados obtidos, uma vez que a instalação não tinha armazenamento, desperdiçando grandes quantidades de energia que eram injetadas na rede sem gerar qualquer benefício económico para o cliente.
Solução adaptada às necessidades do cliente
O perfil energético do cliente, em temos de horário de consumo, apresentava uma proporção muito alta de consumos no horário da tarde/noite. Este facto resultava numa taxa de autoconsumo muito baixa e, consequentemente, numa injeção de energia na rede superior a 75 % da produção solar diária. Após um estudo realizado por Quintino Loureiro, com o apoio do departamento técnico da Suministros Orduña, foi implementada uma ampliação completa de autoconsumo trifásico com acumulação e carregador elétrico.
A instalação dispõe de dois inversores trifásicos Sunny Tripower, um de 20 kW e outro de 10 kW, três inversores de baterias Sunny Island de 8 kW e um EV Charger do fabricante SMA. Para a acumulação, são utilizadas três baterias LVL de 15 kWh do fabricante BYD, permitindo uma acumulação total de 45 kWh.
Além disso, a monitorização da instalação é realizada através do Sunny Home Manager 2.0 no portal Sunny Portal da SMA, de utilização gratuita. Este sistema permite acompanhar de forma precisa todos os fluxos de energia, prevê a produção solar do dia seguinte e otimiza o potencial de economia e o uso eficiente da energia solar.
Graças a esta ampliação, o cliente final alcançou uma quota de autoconsumo de 71 %. Além disso, a produção anual aproximada é de 45 MWh, aproveitando ao máximo a energia solar e reduzindo a dependência da rede elétrica convencional.
Um departamento técnico comprometido
A energia solar fotovoltaica é uma fonte de produção elétrica flexível, escalável e otimizável de acordo com as necessidades energéticas a serem atendidas em cada momento. A otimização dos sistemas e a ampliação de instalações existentes, de acordo com as alterações das necessidades, são sempre um desafio para os técnicos do setor.
Neste projeto, podemos destacar o processo de implementação da instalação ampliada que, graças ao apoio do departamento técnico da Suministros Orduña, conseguiu otimizar o sistema, minimizando os riscos neste tipo de integração e ampliação de sistemas fotovoltaicos.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release