A Daikin Europe N.V. assinou, recentemente, uma parceria histórica com o município de Manchester para reequipar até 1.000 habitações com equipamento com um baixo nível de emissão de carbono. O acordo, que é o primeiro do género entre uma cidade-região britânica e uma empresa japonesa, permitirá ao município de Manchester tornar-se num “banco de ensaio” para novas tecnologias e novos serviços com um consumo quase zero líquido de energia, ao mesmo tempo que impulsiona o investimento e a criação de emprego na cidade-região. Através das experiências no município de Manchester, a Daikin pretende criar soluções exemplares de aquecimento, ar condicionado, ventilação e refrigeração (AVAC&R) no Reino Unido. A parceria tem a duração de cinco anos.

Contribuir para o objetivo do município de Manchester de alcançar a neutralidade carbónica até 2038

A ligação entre o município de Manchester e a Daikin remonta a 2013, quando estes agentes colaboraram num projeto liderado pela Organização para o Desenvolvimento da Nova Energia do Japão (NEDO). Nessa altura, a Daikin instalou centenas de bombas de calor em habitações sociais em Wigan, Bury e North Manchester. Naquele que foi considerado o maior projeto do género na Europa, e que teve a duração de quatro anos, pretendeu-se demonstrar os efeitos de poupança de energia proporcionada pelo aquecimento com bombas de calor e a eficácia de um sistema de agregação para regular a procura de eletricidade.

“Esta parceria histórica entre o município de Manchester e a Daikin assenta em anos de colaboração e amizade entre a nossa cidade-região e o Japão. É um voto de confiança nos nossos planos ambiciosos e baseados na ciência para nos tornarmos neutros em carbono até 2038”, afirmou o presidente da câmara de Manchester, Andy Burnham.

“Queremos ligar os pontos entre a descarbonização das nossas casas e [dos nossos] edifícios, a promoção do consumo quase zero líquido de energia e o desenvolvimento de competências nas indústrias verdes do futuro. Esta parceria com a Daikin proporcionará uma base sólida para mais oportunidades de levar esses empregos ecológicos, essas competências e esse investimento até ao município de Manchester.”

Demonstrar a eficácia das tecnologias avançadas AVAC&R na contribuição para a descarbonização

A Daikin planeia fornecer soluções AVAC&R para acelerar a descarbonização de edifícios no município de Manchester. Ou seja, soluções que incluem a instalação de sistemas comerciais de aquecimento e arrefecimento utilizando a tecnologia de bomba de calor em edifícios públicos e fornecendo controlo de poupança de energia através de monitorização remota. Mas a Daikin vai mais longe e aborda a escassez de recursos humanos dedicados à tecnologia e à instalação de sistemas de AVAC&R, no Reino Unido. Por isso, este protocolo inclui o desenvolvimento de programas de formação com escolas e centros de desemprego do município de Manchester, bem como a criação de um sistema de qualificação oficial. Ainda dentro do protoloco, inclui-se a monitorização remota dos sistemas de AVAC&R e a utilização de dispositivos de uso pessoal alimentados por inteligência artificial para os trabalhadores, para tornar mais fácil a reparação de equipamento numa abordagem completamente diferente do passado.

Masatsugu Minaka, presidente do conselho de administração da Daikin Europe N.V. e diretor executivo sénior da Daikin Industries, Ltd., declarou o seguinte: “Com quase 100 anos de história, a Daikin tem uma tecnologia superior de bombas de calor e é o único fabricante no mundo a conceber e produzir equipamento de aquecimento, arrefecimento, ventilação e refrigeração, bem como os compressores e fluidos frigorigéneos utilizados nestes mesmos equipamentos. Estamos empenhados em dar um contributo significativo para a descarbonização do município de Manchester. Continuaremos a participar em parcerias público-privadas e, como empresa líder no mercado europeu de bombas de calor, iremos implementar novas tecnologias ambientais em todo o Reino Unido e no resto da Europa”.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release