A Câmara de Comércio Alemã para Espanha (AHK), premiou a Knauf e a Knauf Insulation com um dos cinco Prémios de Eficiência Energética e Energias Renováveis no setor da construção, por contribuírem com as suas soluções para construir um dos edifícios mais sustentáveis da Península Ibérica: a Casa Sophia, construída pela 100×100 Biopassiva.
Os objectivos da primeira edição destes Prémios, promovidos pelo Ministério Federal Alemão da Economia e Protecção Climática, que foram entregues no dia 22 de Novembro em Madrid, são divulgar tecnologias e soluções inovadoras para melhorar a eficiência energética no setor, bem como promover colaboração e troca de experiências, técnicas e ideias entre empresas alemãs e espanholas.
O júri destes Prémios de Eficiência Energética e Energias Renováveis, constituído por especialistas de renome, valorizou “o contributo para a qualidade do ar interior e conforto acústico dos materiais do grupo Knauf utilizados no projeto Casa Sophia e destacamos a estratégia de desperdício zero seguida e a sua contribuição para a economia circular. Também importante é a perspetiva do ciclo de vida e o baixo impacto na pegada de carbono do projeto.”
Na Casa Sophia, a Knauf e a Knauf Insulation disponibilizaram soluções tecnologicamente diferenciadoras, como o painel Knauf Diamant Cleaneo C, que purifica o ar dos formaldeídos ao mesmo tempo que confere maior conforto acústico às divisórias e tetos. Além disso, foi realizada a gestão de resíduos das placas de gesso laminado para lhe dar uma segunda vida e atingir o Desperdício 0. Para tornar a obra ainda mais eficiente, foram incorporados diversos isolamentos na fachada, como o Naturoll 32 com baixíssimo lambda de 0,32, e no exterior, sistema ETICS com painel térmico de lã de rocha Smart Wall FKD-N de alta densidade. Por fim, foi incorporada uma cobertura verde UrbanScape na cobertura e utilizada lã mineral Ultracoustic Plus P nas divisórias interiores.
Graças a todos os materiais fornecidos pela Knauf e Knauf Insulation, foi alcançada uma casa de energia positiva (habitação + carregamento de dois veículos elétricos). Desde Março passado, o equilíbrio entre o consumo de energia e o excedente gerado pela energia fotovoltaica tornou a Casa Shopia positiva.
“A Casa Sophia representa a melhor forma de construir hoje em termos de eficiência energética, sustentabilidade e saúde para as pessoas, por isso estamos orgulhosos de ter participado neste projeto único e de tê-lo reconhecido pela Câmara de Comércio Alemã para Espanha”, comentou Oscar del Rio, Diretor Geral da Knauf Insulation. Por sua vez, Pablo Maroto, Diretor Técnico e de Marketing da Knauf, destacou: “Temos um grande desafio pela frente para minimizar o impacto ambiental dos edifícios. É claro que a reabilitação energética é uma necessidade, mas deve ser pensada deste o ponto de vista da sustentabilidade, desde o conceito do projeto e com um alcance para lá da eficiência energética, como, por exemplo, garantir a saúde dos utilizadores que é algo palpável neste projeto, a Casa Sophia, onde foi projetado com materiais certificados Knauf que contribuem para uma habitação saudável.”
Os selos ambientais que tornam a Casa Sophia única são o Passivhaus Premium (casa positiva), o Selo Verde 5 folhas (com a maior pontuação alcançada, 92%), emitido pelo GBCE, o Selo Valoriza e Recicla (reciclou-se e reutilizou-se 100% dos resíduos gerados no local), emitido pela empresa CoCircular, o Selo Ecómetro, de cálculo da pegada ambiental e compensação da pegada de carbono (a Casa Sophia tem zero emissões de CO2), e o Selo de Excelência atribuído pela Comissão Europeia no programa H2020 (Horizonte 2020) na secção sobre eficiência energética e sustentabilidade. No final da cerimónia de entrega de prémios, os participantes puderam visitar a Casa Sophia, na localidade madrilena de Guadalix de la Sierra.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release