2018-01-24
UTA: Nova metodologia de cálculo de custos de ciclo de vida em desenvolvimento

Um grupo de fabricantes de unidades de tratamento de ar (UTA) europeu estão a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de uma metodologia para a análise do custo de ciclo de vida destes equipamentos. “Air handling Units 2030” é o nome do projecto, impulsionado pela Eurovent e cujo resultado será integrado numa Recomendação que definirá um novo standard no mercado.

 

A nova metodologia vai contribuir para estabelecer um nível de equidade entre os fabricantes, assim como uma forma mais directa de calcular os custos totais associados às UTA em todo o seu ciclo de vida.

 

Para além dos cálculos relacionados com o uso de energia, serão ainda tidos em conta os custos de manutenção, a eficiência e os custos de destruição. Com a metodologia será possível comparar os benefícios latentes da aplicação de determinadas características e de certos produtos.

 

De forma a facilitar os cálculos, espera-se também que o desenvolvimento de um relatório guia que explicará todos os procedimentos e de uma DLL (Dynamic-link library) compatível com qualquer software de selecção de UTA, o que deverá acontecer na fase final do projecto.

 

O projecto foi lançado em 2017 e está já a decorrer, no entanto, a Eurovent está aberta a novas participações. Mais informações podem ser encontradas aqui.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições