2017-01-02
Umbelino Monteiro conquista a Certificação OHSAS 18001
Umbelino Monteiro

A UMBELINO MONTEIRO acaba o ano de 2016 com a conquista da certificação OHSAS 18001. A certificação OHSAS 18001 permite às organizações gerir os riscos operacionais e melhorar o seu desempenho. A norma oferece orientações sobre avaliação e gestão dos aspectos de segurança e saúde inerentes às atividades do negócio tendo em conta a prevenção de acidentes, a redução de riscos e o bem-estar dos colaboradores.


Esta conquista veio reforçar o forte compromisso que a UMBELINO MONTEIRO assume nas áreas da Segurança e Saúde, Qualidade e Defesa do Ambiente. Prioridades cruciais e estratégicas da empresa têm como objetivo de garantir a sustentabilidade da sua atividade, apostando na melhoria contínua da organização com especial ênfase na simplificação de processos e procedimentos, no aperfeiçoamento dos produtos e serviços e no desenvolvimento dos colaboradores.

 

Segundo Pedro Valente, Diretor Industrial desta unidade fabril, a certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho através da OHSAS 18001 é fruto do compromisso da organização com a segurança e saúde dos colaboradores.

 

Através da conquista da OSHAS 18001, a UMBELINO MONTEIRO encontra-se atualmente certificada nos três sistemas: Segurança e Saúde, Qualidade e Ambiente.

 

Segundo adiantou o Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho, Ricardo Alves, foram realizadas várias ações ao longo do processo, nomeadamente: (1) Implementação do Sistema LOTOTO; (2) Procedimentos de Trabalhos em Altura; (3) Avaliação e Disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual; (4) Reorganização dos Parques; (5) Medidas de Controlo para a Interação Homem-Máquina; (6) Promoção de Conversas de Segurança; (7) Realização de Simulacros; (8) Avaliação de Riscos nos Postos de Trabalho; (9) Medições Anuais de parâmetros relacionados com a saúde dos trablhadores: Iluminância, ruído, agentes químicos e sílicas e poeiras; (10) Aposta na saúde dos trabalhadores com integração de um médico de medicina do trabalho; (11) Política de Alcool e Drogas; (12) Formação Constante em SST e (13) Procedimento Interno de Carga de Camiões e Contentores.

 

A OHSAS 18001 aborda as seguintes áreas fundamentais:

HACCP (Análise de Perigos e dos Pontos Críticos de Controlo);

Requisitos legais e outros;

Objetivos e Programa(s) OHS;

Recursos, Funções, Responsabilidade e Autoridade;

Competência, Formação e Sensibilização;

Comunicação, Participação e Consulta;

Controle operacional;

Preparação e resposta a emergências;

Medição, acompanhamento e aprimoramento do desempenho.


 O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa em causa. FONTE: Press Release

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições