2018-07-24
Plataforma de crowdfunding GoParity aposta nas criptomoedas
David Alvito

A GoParity, a plataforma portuguesa de crowdfunding sustentável, lançou uma criptomoeda solar, juntando-se, desta forma, ao ecossistema SolarCoin, como representante oficial da Solarcoin Foundation Portugal.

 

A plataforma, que tem vindo a destacar-se como um parceiro primordial no desenvolvimento de projetos sustentáveis, vai assim permitir que sejam remunerados em SolarCoins, todos os produtores de energia solar fotovoltaica.

 

Nuno Brito Jorge, cofundador da GoParity, sublinha as “diversas” vantagens de ter a SolarCoin em Portugal: “desde logo, devido ao nosso grande potencial de produção solar, mas também no que respeita à segurança com que o fazemos. Trata-se de um sistema de recompensa adicional, que em nada afeta os investimentos feitos através da nossa plataforma. Não podíamos imaginar forma melhor de entrar, e dar acesso aos nossos investidores, no mundo das criptomoedas”.

 

A SolarCoin baseia-se na tecnologia blockchain e funciona como as milhas aéreas, mas para energia solar. Ao aderir a esta tecnologia, a GoParity pretende remunerar os produtores em uma SolarCoin por cada MWh de energia solar produzida, de modo a “incentivar (…) o investimento em energia solar”.

 

A GoParity é primeira plataforma de investimento colaborativo sustentável do país. Através desta iniciativa, a plataforma pretende igualmente promover a partilha desta moeda digital entre os seus investidores, permitindo-lhes ter retorno por duas vias: monetário e por intermédio da SolarCoin.

 

A plataforma GoParity tem-se colocado na linha da frente na promoção de projetos sustentáveis, com destaque para o projeto solar da Cerâmica de Pegões que com um investimento de 275 mil euros, se tornou na maior operação da plataforma até hoje.

 

A GoParity, novo membro da rede SolarCoin, é a primeira plataforma de financiamento colectivo de projetos que promovem a sustentabilidade e a energia sustentável em Portugal. Esta parceria, que já está em curso através do projeto solar da Cerâmica de Pegões, permitirá que todos os investidores GoParity possam receber a nova criptomoeda, como recompensa adicional pelo seu investimento, e utilizá-la quer para financiar novos projetos, quer para aumentar o retorno dos projetos investidos.

 

SolarCoin é uma moeda digital, baseada em blockchain, que funciona de forma equiparável a um programa de milhas aéreas mas para energia solar. É um novo incentivo para gerar energia solar a uma escala global, independente de quaisquer subsídios ou taxas governamentais. Cada SolarCoin em circulação representa 1 MWh de energia solar produzida.

 

Recorde-se que, recentemente, a GoParity foi distinguida no concurso Inclusion Plus, uma competição exclusiva a start-ups da Península Ibérica. A empresa portuguesa ganhou um prémio de 25 mil euros e acesso à final mundial da competição que vai decorrer em Nova Iorque, no próximo mês de Outubro.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições