2017-07-11
Novos contadores inteligentes NB-IoT em teste em Lisboa

Até ao final do ano, uma centena de clientes da EDP Distribuição do Parque das Nações, em Lisboa, vão poder testar, em primeira mão, uma nova geração de contadores inteligentes de energia eléctrica, com base na tecnologia de comunicação NB-IoT. NOS, Huawei, EDP Distribuição, Janz e u-blox unem-se neste projecto piloto inédito, anunciado ontem, para desenvolver a tecnologia que ajudará os utilizadores a fazer uma gestão mais eficiente do uso de electricidade, em plena integração com as redes inteligentes.

 

Debaixo da alçada da EDP Distribuição, o piloto decorre no âmbito do projecto UPGRID, que conta com o financiamento do programa europeu Horizonte 2020. Por sua vez, Huawei, JANZ CE e u-blox foram as responsáveis pelo desenvolvimento do Smart Meter NB-IoT. O dispositivo recorre à tecnologia de acesso sem fio Low Power Wide Area (LPWA), o que permite, entre outras vantagens, a duração de bateria até dez anos, um ganho de 20db sobre as redes GSM convencionais e suporte a mais de 100 000 conexões por célula, explica o comunicado. A tecnologia NB-IoT vai, refere-se ainda, representar um “passo disruptivo no caminho da Giga Society e evoluirá nos próximos anos para o 5G”.

 

“Acreditamos vividamente que esta tecnologia será o motor de arranque para uma adopção em massa de IoT devido às suas vantagens únicas”, admite Chris Lu, CEO da Huawei Portugal.

 

O Parque das Nações, onde decorrerá o piloto, dispõe já da infra-estrutura de rede com NB-IoT, instalada pela NOS, que poderá, assim, testar a tecnologia 4.5G –IoT sobre a infra-estrutura de rede. Para garantir a cobertura, foram instaladas naquela zona duas estações base da operadora.

 

Para além da medição on-line dos consumos, os contadores inteligentes vão permitir a detecção automática de falhas de energia, assim como a melhoria no tempo de reposição do serviço. A funcionalidade de resposta on demand faz com que seja possível uma gestão praticamente em tempo real da capacidade instalada, o que será tanto mais útil quanto maior for o recurso a tecnologias de fontes de energia renovável ou face à adopção progressiva de veículos eléctricos.

 

Para as empresas envolvidas, o projecto representa um “desafio”. Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, acredita que este será um projecto “inovador e que fará a diferença no consumo de electricidade nas casas dos portugueses num futuro próximo”.

 

“A EDP Distribuição está, como sempre esteve, disponível para participar em parcerias e partilhar conhecimentos em busca de soluções cada vez mais inovadoras que possam potenciar a criação de valor para os clientes finais em torno de novos conceitos das redes inteligentes e novos modelos de negócio”, refere João Torres, presidente do conselho de administração da EDP Distribuição.

 

"Estamos muito satisfeitos por ter conseguido com a Huawei o desenvolvimento do primeiro Contador Inteligente (Smart Meters) do mundo de energia eléctrica com tecnologia NB-loT e testado com a EDP Distribuição e a NOS”, reconhece António Papoila. O CEO da Janz CE considera que “a visão partilhada neste projecto é fundamental para garantir o desenvolvimento de uma estratégia única que proporciona amplo acesso, criação de valor de longo prazo e integração com as infra-estruturas existentes. Este projecto cria valor para a Utility com novas funcionalidades, como a gestão avançada de interrupção da electricidade através do last-gasp”. O responsável acredita ainda que esta será uma ligação “sustentável” entre as redes inteligentes e as cidades inteligentes. “Esta parceria tecnológica baseia-se em confiança mútua estratégica e técnica que supera a complexidade, aproveita as competências das partes e reduz o time-to-value da aplicação dos Smart Meters. Por último, elogiamos, em termos de gestão e engenharia, as empresas portuguesas de tecnologia que, em parceria internacional, demonstram uma vez mais a sua capacidade de executar e implementar este projecto tecnológico de última geração”, complementa.

 

Por sua vez, a u-blox assume-se como “pioneira” no desenvolvimento de “competências técnicas e de liderança intelectual no NB-IoT”, referiu Andreas Thiel, co-fundador e vice-presidente executivo da divisão Produtos Wireless da u-blox.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições