2018-06-06
SENSIBLE apresentado na Suécia
David Alvito

O projecto SENSIBLE, que conta com a participação de diversas entidades portuguesas, foi um dos escolhidos pela Comissão Europeia (CE) para estar presente no Cleantech Capital Day, que teve lugar nos dias 22 e 23 de Maio, em Malmo, na Suécia. Em território nacional, a iniciativa está a ser testada em Évora.

 

O projecto, que, de acordo com a CE, é inovador na área da energia, tem a participação da EDP Labelec, EDP Distribuição, INESC TEC (o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) e SIEMENS Portugal, e encontra-se a desenvolver várias soluções de I&D (Investigação e Desenvolvimento) em áreas como o armazenamento de energia e gestão eficiente da rede eléctrica.

 

O SENSIBLE pretende investigar os aspectos positivos em torno da tecnologia de armazenamento de energia na comunidade e também na rede elétrica, para otimizar o fornecimento eléctrico, tornando-o mais sustentável e fiável, de modo a minimizar as perdas de energia. Em termos de distribuição, o projecto permitiu estudar e testar novas formas de gerir e operar a rede elétrica, traduzindo-se numa maior flexibilidade em situações anómalas.

 

A Aldeia de Valverde, no concelho de Évora, é o local onde, em Portugal, o projecto está a ser testado. O SENSIBLE está também a ter demonstrações no Reino Unido (Notthingham) e Alemanha (Nuremberga).

 

Para Clara Gouveia, investigadora do INESC TEC, o projecto acabou por ser escolhido já que “a integração de soluções distribuídas de armazenamento de energia é considerada essencial para permitir uma maior integração de produção de energia elétrica por fontes renováveis. O armazenamento de energia através, por exemplo, de baterias permite-nos utilizar a energia produzida pelas fontes renováveis nas horas de maior consumo ou ainda alimentar as nossas casas quando existem problemas na rede eléctrica”.

 

O Cleantech Capital Day é um dos mais notórios certames na área da Inovação Sustentável e juntou, naquela cidade do sul da Suécia, aproximadamente 200 profissionais de diversos ramos como a indústria, start-ups, investidores e sector público.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições