2017-09-27
Schneider Electric desenvolve projeto de eficiência energética para a Docapesca
Schneider Electric

A Schneider Electric™, especialista global em gestão de energia e automação, foi o parceiro selecionado pela Docapesca para desenvolver uma solução integrada de software para promover a eficiência energética junto das principais lotas das seis Direções de Portos de Pesca e Lotas onde desenvolve a sua atividade.


A Docapesca, por ter entre as suas premissas estratégicas a promoção da sustentabilidade ambiental, através da implementação de boas práticas e da introdução de novas tecnologias que permitam a redução dos consumos de energia, firmou uma parceria com a Schneider Electric, tendo como principal objetivo o acesso remoto aos consumos de energia das diversas instalações. Para tal, a recolha e tratamento de dados de consumo dos analisadores de energia instalados nos locais são fatores fundamentais.


A solução implementada permite traçar os perfis energéticos de carga e consumo em contínuo, de modo a alocar os respetivos custos a cada setor e tomar ações corretivas com vista a uma melhor exploração e manutenção dos equipamentos e instalações. Pretende-se, igualmente, seguir a evolução de medidas de eficiência energética a implementar, e com isto otimizar consumos, de acordo com os diversos regimes de utilização.


Rui Queiroga, Buildings VP da Schneider Electric, considera que a Docapesca, “além de ser uma empresa âncora no setor empresarial do Estado”, é determinante “para a inovação, crescimento e garantia de excelência do pescado nacional”. Para este responsável, trata-se de “um projeto do qual nos orgulhamos, uma vez que conseguimos contribuir para uma melhor operacionalização do sistema de gestão global e integrada de energia das várias instalações da Docapesca”.

As soluções apresentadas pela Schneider Electric atendem às necessidades da Docapesca, por via da implementação de ferramentas de software, otimizando, assim, todo o sistema de gestão de energia. Como resultado, foi implementada uma solução ampla e segura, que promoveu a redução de custos e aumentou a eficiência energética em todo o processo.

Para Tito Alexandre Rodrigues, da Direção de Insfraestruturas e Manutenção da Docapesca, o facto da Schneider Electric “ser uma empresa de referência no mercado, na implementação e no desenvolvimento de soluções de energia e automação” foi um dos critérios que mereceu maior atenção para a sua escolha como parceiro, bem como a solução apresentada, “mais completa, tendo em conta o objetivo traçado para o cumprimento das metas de redução dos consumos energéticos”.

Outra das caraterísticas chave do projeto foi a implementação de um sistema de visualização on-line que utiliza painéis de energia dinâmica para exibir informações operacionais e de consumo. Através de gráficos, tabelas e widgets, os sistemas de automação e controlo oferecem uma contribuição mais eficaz para a eficiência energética global dos edifícios a longo prazo.


O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa em causa. FONTE: Press Release

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições