2018-10-04
Schneider Electric nomeia Josu Ugarte como o novo presidente da região ibérica
Schneider Electric

A Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, nomeia Josu Ugarte como novo presidente da região ibérica a partir do dia 1 de outubro, substituindo Patric Gaonach, que assume uma nova posição dentro da empresa como Senior Vice President Global Sales Operations. João Rodrigues, Country Manager da Schneider Electric Portugal, irá continuar as suas funções reportando diretamente ao Presidente da Schneider Electric Ibéria como até ao momento.

 

Tendo liderado durante três anos a divisão de Indústria da Schneider Electric a nível ibérico, Ugarte será o novo responsável da empresa para a região ibérica, posição onde irá continuar a enfrentar os desafios de acelerar a transformação digital do setor e de contribuir para melhorar a gestão sustentável de energia, tanto em Espanha como em Portugal. Durante estes três anos, o Diretor apostou na digitalização das médias empresas espanholas e portuguesas como fator diferenciador para a sua concorrência, colocando em prática projetos piloto que permitiram calcular o impacto da digitalização e da IoT industrial na demonstração de resultados das empresas. A sua experiência anterior em internacionalização e crescimento da empresa espanhola Mondragon Corporation, confirma outro dos seus objetivos principais, o de contribuir para o crescimento e expansão das médias empresas que compõem o tecido económico da região.

 

Licenciado em Ciências Económicas na Universidade do País Basco, Josu Ugarte presidiu entre 2008 e 2015 na Mondragon Internacional, na divisão internacional da Mondragon Corporation. Anteriormente, assumiu funções de Diretor Geral de várias empresas do grupo cooperativo em França, Polónia e Marrocos. Ugarte é membro do Comité Executivo do programa empresarial “CRE100DO”, onde reflete o seu firme compromisso na transformação digital e na internacionalização como alavanca principal no desenvolvimento do modelo produtivo espanhol.

 

Patrick Gaonach, há mais de seis anos à frente da organização Ibérica, irá ocupar uma nova posição como Senior Vice President Global Sales Operations, dentro da direção mundial de marketing do grupo. Gaonach, que tal como Ugarte irá estar baseado na sede da empresa em Barcelona, entrou na Schneider Electric Ibéria em 2013 com o objetivo de redefinir a estratégia da empresa na região, de forma a acelerar a saída da crise e a adaptar-se às novas necessidades do mercado, centrando-se no setor de renovação elétrica em edifícios e indústria, que se apresentava como um grande desafio. Gaonach deixa a responsabilidade da região depois de lhe devolver um crescimento sustentável, de melhorar a sua rentabilidade e de reforçar a liderança do mercado da Schneider Electric em todos os segmentos em que funciona.

 

“Estou entusiasmado com esta nova etapa, em que iremos continuar a ajudar os nossos clientes a serem líderes da transformação digital em cada um dos setores. As empresas da região ibérica têm características muito diferentes do resto da Europa, são na sua maioria pequenas e médias empresas, e por essa razão alguém tem de as ajudar a serem competitivas em três grandes áreas: a implementação de disrupções tecnológicas, a gestão de talento e a gestão do ecossistema, especialmente no âmbito informático”, refere Josu Ugarte. “Entre as minhas prioridades está a transformação em Parceiros de confiança destas empresas, ajudando-as a serem mais competitivas com o nosso conhecimento e soluções, graças à digitalização”.

 

O EcoStruxure tornou-se no elemento fundamental para a empresa, cujo objetivo é liderar a transformação digital do setor. A plataforma, que já foi implementada em mais de 480.000 instalações com o apoio de mais de 20.000 integradores de sistemas, que conectam por sua vez mais de 1,5 milhões de ativos, permitiu à multinacional quebrar a barreira entre os mundos de IT e de OT, abrindo novos horizontes de eficiência operacional, e oferecendo mais valor aos seus clientes no que diz respeito à segurança, fiabilidade, eficiência, sustentabilidade e conectividade. 

 

Com um volume de negócios global que atingiu 24.700 milhões de euros em 2017, e com mais de 142.00 colaboradores em todo o mundo, nos últimos anos a Schneider Electric investiu fortemente em inovação e reforçou o seu portfólio com o objetivo em liderar a transformação digital de gestão de energia e automação. Os sistemas e produtos da Schneider Electric estão presentes em residências, edifícios, data centers, infraestruturas e indústrias, com uma clara liderança em mercados de baixa e média tensão, gestão de energia em ambientes críticos e sistemas de automação.

 

 

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições