2017-10-24
Schneider Electric desenvolve soluções de eficiência energética para a McDonald’s
Schneider Electric

A Schneider Electric™, líder na transformação digital da gestão de energia e automação, foi o parceiro selecionado pela McDonald’s® Portugal, empresa de restauração de serviço rápido de referência a nível mundial, para desenvolver uma solução de gestão de energia em 15 novos restaurantes que a marca inaugurou recentemente em Portugal.

A McDonald’s verificou que o seu consumo energético era elevado, pelo que entendeu a necessidade de desenvolver um controlo inteligente para gerir e reduzir os respetivos custos de energia. Assim, quando o Grupo decidiu construir novos restaurantes em Portugal, este foi um dos principais requisitos. Através do recurso a tecnologias de monitorização, a Schneider Electric foi o parceiro escolhido para implementar a solução de gestão de energia.

As soluções da Schneider Electric

Para apoiar a McDonald’s na otimização da gestão do seu consumo energético, monitorizar e executar a manutenção preventiva nos equipamentos de cozinha, câmaras frias e sistemas de AVAC – e assim tornar-se numa referência, a Schneider Electric apresentou um conjunto de tecnologias inovadoras com soluções de monitorização remota, baseadas na cloud, através das plataformas Facility Expert e Facility Hero, assim como de monitorização local, através da utilização do controlador SpaceLYnk, instalado nos quadros elétricos. Este é um dispositivo-chave, com um servidor Web incorporado, o qual permite que os responsáveis das várias instalações da McDonald’s controlem os restaurantes a partir de dispositivos móveis tais como smartphones ou tablets. O controlador SpaceLYnk disponibiliza outras funções tais como:

  • Um interface gráfico de utilizador incorporado (WebServer), para visualizar o estado do sistema e controlar o restaurante;
  • Conexões entre diferentes sistemas de comunicação, em diferentes protocolos de Comunicação (Modbus, KNX);
  • Funções lógicas avançadas;
  • Controlo de iluminação integrado, por piso ou área, como parte de um sistema completo de gestão de edifícios (BMS – Building Management System); e
  • Alertas em tempo real, em caso de quaisquer problemas nas instalações.

O SpaceLYnk integra igualmente outros equipamentos associados aos quadros inteligentes, tais como:

  • SmartLink: o qual permite que os responsáveis das várias instalações da McDonald’s monitorizem os estados das proteções elétricas dos quadros elétricos e de outros equipamentos tais como UPS;
  • PowerTag e IEM: que permitem a monitorização de consumos de todos os equipamentos da instalação tais como circuitos de iluminação e tomadas, câmaras de frio, equipamentos da cozinha, sistema de AVAC.


Através da Schneider Electric, a McDonald’s pode gerir de forma mais eficiente as suas lojas de Portugal, elevando a fiabilidade e segurança das instalações. Os serviços técnicos da Schneider Electric garantem um nível de operação e continuidade de serviço das instalações elétricas, por via de uma ligação direta, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 
Para Rui Queiroga, Building VP Schneider Electric Portugal, “esta foi uma excelente oportunidade de aliar o conhecimento técnico e a experiência na gestão do consumo energético da Schneider Electric às necessidades e exigências de uma marca global como a McDonald´s. Perante o elevado consumo energético dos seus restaurantes, fomos desafiados a mudar um paradigma que estava a prejudicar o funcionamento de muitas das suas infraestruturas. As nossas soluções Facility Expert e Facility Hero, dentro da nossa arquitetura EcoStruxureTM, juntamente com a  monitorização através do controlador SpaceLYnk revelaram-se um sucesso e ficamos, obviamente, muito orgulhosos por termos um cliente como a McDonald’s satisfeito com a solução de gestão de energia implementada”.

 



O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/instituição em causa. FONTE: Press Release

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições