2018-10-01
Roadshow para a promoção da eficiência energética passa por Portugal
David Alvito

Lisboa e Porto são as duas cidades portuguesas que fazem parte da exposição itinerante “Eficiência Energética”, uma iniciativa da Comissão Europeia para ajudar os europeus a pouparem na sua factura energética.

 

Este roadshow esteve esta sexta-feira em Lisboa (Gare do Oriente, no Parque das Nações), e segue para o Porto, onde estará entre os dias 4 e 8 de Outubro, na Praça de Gomes Teixeira.

 

Este projecto consiste num atrelado que, lá dentro, é uma “casa-interactiva” que permite que os cidadãos tenham um conhecimento real e efectivo de formas de garantir uma melhor eficiência energética, através de paredes interactivas e outras actividades. O objectivo é claro: promover a poupança energética das famílias e a diminuição do peso da factura energética, através de pequenas alterações no comportamento e no investimento de melhorias na qualidade da habitação.

 

Este roadshow começou a 21 de Março na República Checa, e já passou por países como Roménia e Grécia, antes de ter chegado a Portugal, onde se vai manter até ao próximo dia 8 de Outubro.

 

De acordo com Věra Jourová, Comissária Europeia para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, “mesmo pequenas poupanças no comportamento diário podem ajudar as famílias a poupar dinheiro. De sugestões simples de poupança sem custo ou de baixo custo, até investimentos mais abrangentes em melhoramentos da eficiência energética das habitações, existe algo para que qualquer cidadão possa reduzir a sua factura energética e para ajudar a poupar energia e proteger o ambiente”.

 

Esta iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros a nível local, nomeadamente a ADENE (Agência para a Energia), a RNAE (Associação das Agências de Energia e Ambiente), a Lisboa E-Nova (Agência de Energia e Ambiente de Lisboa), a AdEporto (Agência de Energia do Porto), a DECO (Associação de Defesa do Consumidor), entre outras. Para saber mais sobre esta exposição visite o portal https://www.gastemenosemenergia.eu/.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições