2018-02-28
Centro de Dados aquece Universidade de Amesterdão
David Alvito

“Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. A Lei de Conservação das Massas, dada a conhecer do Antoine Lavoisier no séc. XVIII, serve perfeitamente para ilustrar o que vai acontecer na cidade de Amesterdão, capital da Holanda. O Equinix Data Centre, situado na Circular A10 daquela cidade dos Países Baixos, pretende utilizar o calor residual gerado pela infra-estrutura para aquecer, para já, a Universidade de Amesterdão. A informação está a ser avançada pelo jornal holandês Parool.

 

De acordo com a publicação, pretende-se que, no futuro, o Equinix Data Centre de Amesterdão (uma das mais de 180 infra-estruturas da empresa espalhadas pelo mundo) injecte o calor excedente produzido pelo centro na rede de aquecimento urbano da cidade, conhecida como stadsverwarming, e que já abastece cerca de 70 mil lares da capital holandesa. As casas passarão a ser aquecidas pelo excesso de calor gerado pela indústria dos centros de dados.

 

Actualmente, a capital holandesa dispõe de cerca de 35 centros de dados, espalhados pela cidade e nos aeroportos de Amesterdão e Schipol, com centenas de milhares de computadores a trabalhar em simultâneo. Em conjunto, estes equipamentos geram calor suficiente para, segundo Stijn Grove, da Dutch Data Center Association, “aquecer metade da cidade de Amesterdão”. Para este organismo, o calor produzido por uma quinta de servidores de 30 mil metros quadrados é idêntico ao aquecimento que foi utilizado por todo o sector da restauração em 2015. No entanto, até que o projecto se concretize, ainda é necessário resolver alguns problemas, como o custo das tubagens a utilizar e a forma de aumentar a temperatura do calor residual destes centros até aos padrões definidos para as habitações.

 

Em 2016, a câmara municipal de Amesterdão fez aprovar um plano para que, até 2050, a cidade deixe de utilizar gás nas cozinhas e aquecimento central. Nos próximos dez anos, serão construídas 50 mil habitações sem qualquer instalação de equipamentos de aquecimento e sem cozinhas a gás.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições