2018-08-31
Projecto PremiumLightPro instala iluminação LED na Figueira da Foz

A câmara municipal da Figueira da Foz e a Universidade de Coimbra estão a desenvolver o PremiumLightPro, um projecto europeu financiado pelo programa de investigação e inovação da Comissão Europeia Horizonte 2020, e pretende implementar soluções inovadoras para sistemas de iluminação eficiente (interior e exterior) no sector dos serviços públicos e privados.

 

A iniciativa reúne vários centros de investigação e empresas europeias, incluindo de Portugal. Por cá, o Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra foi parceiro escolhido para integrar este projecto centrado na eficiência energética que se encontra a instalar sistemas de iluminação LED, de elevada eficiência, no sector dos serviços públicos e privados.

 

De acordo com Carlos Patrão, um dos investigadores do projecto, “o objectivo é apoiar a implementação de soluções de iluminação LED (Light Emitting Diode) de alta qualidade e eficiência através do desenvolvimento de instrumentos e serviços adequados”.

 

O município da Figueira da Foz tem-se destacado na aposta fervorosa em sistemas de iluminação pública e infra-estruturas turísticas energeticamente eficientes. "Nestes projectos, a autarquia utilizou critérios muito restritos relativamente à eficiência dos componentes a utilizar nos sistemas de iluminação, tendo também incluído a telegestão", sublinhou Carlos Patrão, numa altura em que o município da Figueira da Foz já economiza anualmente 62 mil euros. No entanto, estão previstas poupanças na ordem do um milhão de euros por ano na factura de energia eléctrica com os próximos investimentos/melhoramentos no sistema de iluminação pública.

 

Segundo o gestor municipal de energia da Figueira da Foz, “tentamos sempre que sejam reflectidos nos cadernos de encargos o que consideramos serem os critérios de eficiência energética mais adequados e que tenham em conta o uso final do sistema de iluminação. Temos vindo a fazer um esforço na adequação e melhoria da eficiência energética dos sistemas de iluminação do município, analisando sempre as propostas com maior garantia de qualidade e sustentabilidade, inserindo sempre a inovação que consideramos essencial, como por exemplo a automatização, controlo e gestão remota”.

 

De forma a garantir a eficiência da iluminação, o PremiumLightPro já desenvolveu uma série de guias técnicos e critérios de aquisição, a incluir nos cadernos de encargos, e que se encontram disponíveis no portal www.premiumlightpro.pt.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições