2018-04-09
Antiga FIL recebe Portugal Smart Cities Summit
David Alvito

Entre os dias 11 e 13 de Abril, a antiga FIL, em Lisboa, abre as portas para acolher o Portugal Smart Cities Summit, um fórum no qual se pretende promover um profundo e amplo debate sobre o futuro das cidades inteligentes.

 

O evento, que conta com a assinatura da Green Business Week, apresenta-se como a montra ideal para se debater o futuro das smart cities, em sectores tão diversos como são os da energia, TICE (tecnologias de informação, comunicação e electrónica), mobilidade, transportes, água, resíduos, ambiente e habitat.

 

De acordo com um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, cerca de 66 % da população mundial irá residir em áreas urbanas, o que motiva, actualmente, um forte desenvolvimento e aposta no conceito de smart cities, juntando inovação e empreendedorismo ao desenvolvimento urbano sustentável.

 

O Portugal Smart Cities Summit pretende incorporar o vasto leque de tentáculos que aglutinam o conceito de cidades inteligentes, olhando de forma especial para o sector das energias renováveis, e como essas energias “limpas” se podem conjugar com as smart cities.

 

Actualmente, estão já inscritas mais de 70 start-ups portuguesas que não quiseram perder um fórum de excelência para darem a conhecer os seus projectos “em diferentes âmbitos dentro de uma smart city”. O evento contará com a presença dos 308 concelhos do país, para além de expositores e participantes nas conferências e visitantes na mostra tecnológica.

 

O evento terá ainda a participação de inúmeras personalidades do espectro político nacional, como Fernando Medida, presidente da câmara municipal de Lisboa, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, entre outros membros do actual governo.

São várias as conferências subordinadas ao tema da energia e sustentabilidade, com destaque para “Summit de Energia: Transformação Digital na Energia - As concessões de baixa tensão: oportunidades e desafios” (dia 12, às 14.30h), “Conferência Acqualive – Futuro da Água Inteligente e Sustentável (dia 13, às 9.00h) e “Ideias para a Gestão de Resíduos nas CID4.oDES” (também no dia 13, mas às 10.00h).

 

Poderá consultar o programa completo do Portugal Smart Cities Summit, evento que contará com a revista Edifícios e Energia como um dos media partners, em www.portugalsmartcities.fil.pt

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições