2018-10-18
Portal que reúne informação sobre sector energético já está on-line

O portal Portugal Energia já está on-line e tem como missão agregar o máximo de informação possível sobre o sector energético nacional. O website é uma iniciativa do ministério da Economia, desenvolvida no âmbito do programa Simplex+2017.

 

O website está totalmente vocacionado para que os portugueses possam aceder às plataformas que existem e que, de alguma forma, estão relacionadas com o sector energético, como, por exemplo, o Poupa Energia, o Observatório da Energia, Preços dos Combustíveis Online, entre outros.

 

Neste portal, que será ordenado por segmento (consumidor, empresas, estado, geologia e informação geográfica), o utilizador terá à sua disposição uma extensa panóplia de informação, onde poderá, igualmente, configurar o seu sistema energético, seleccionar diversas instituições e agentes que actuam no sector, ferramentas à sua disposição e soluções de financiamento.

 

O Portugal Energia, que se encontra disponível em https://www.portugalenergia.pt/, é, assim, um instrumento no sentido de oferecer uma maior transparência e concorrência no sector energético, através da promoção da informação, isenta e independente, e, ao mesmo tempo, contribuindo para uma maior literacia em termos energéticos da população. Com este portal, pretende-se também promover uma redução do tempo de mudança do comercializador de energia eléctrica e o uso eficiente dos recursos energéticos, numa abordagem assente em três pilares: Entende Energia, Poupa Energia e Sabe mais de Energia.

 

O portal irá, igualmente, receber as diversas participações inseridas no âmbito do desenvolvimento do Plano Integrado Energia Clima (PNEC), a principal ferramenta nacional de política de energia e do clima para o período 2021-2030, que definirá metas e objetivos nacionais para 2030 e as políticas e medidas necessárias para o seu alcance.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições