2018-11-26
Passivhaus Portugal organiza sexta conferência anual
David Alvito

O Centro Cultural e de Congressos de Aveiro vai acolher, entre os dias 28 e 29 de Novembro, a 6ª edição da Conferência Passivhaus Portugal 2018. O evento, uma organização conjunta da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid, tem como objectivo estimular o debate relativamente à temática da relação entre a qualidade dos edifícios e a saúde dos seus ocupantes.

 

A conferência contará com a presença e participação de alguns dos principais especialistas da matéria, que pretendem demonstrar uma das principais virtudes das casas passivas: será possível desenvolver, em Portugal, uma construção sustentável que permite uma poupança energética entre os 75 % e os 90 %, para além de obter ganhos em termos de saúde dos seus ocupantes.

 

João Marcelino, fundador da Associação Passivhaus Portugal, é um dos oradores principais. Para o português, “é preciso informar os técnicos e o público em geral que os edifícios são responsáveis directa e indirectamente por uma grande parte dos problemas de saúde dos portugueses e que a Passive House oferece uma resposta eficaz, custo-eficiente e com provas dadas”.

 

Para além de João Marcelino, outras personalidades relevantes vão marcar presença em Aveiro. O canadiano Lloyd Alter, arquiteto, professor e editor do portal www.treehugger.com, um dos principais portais on-line dedicados à sustentabilidade, irá falar sobre o futuro dos edifícios e da nossa forma de habitar e usufruir do planeta. O arquitecto Germán Velázquez também estará na conferência. O espanhol é um dos principais impulsionadores da Passive House no país vizinho, destacando-se como o autor do projecto do mais alto edifício Passive House do mundo, em Bilbau, uma torre de 88 metros que disponibiliza 361 habitações sociais. De destacar ainda as presenças de Álvaro Andrade, investigador da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Guilherme Carrilho da Graça, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Manuel Duarte Pinheiro, professor no Instituto Superior Técnico, entre outros.

 

Para saber mais sobre o programa da conferência visite o portal http://passivhaus.pt/download/6confPH_flyer.pdf. Caso pretenda inscrever-se no evento entre em

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScRS2btnwaeKr6w94cGBiVaCg58liVOrhaKhFU2sB2Vyk4zeA/viewform.

 

À semelhança de anos anteriores, a revista Edifícios e Energia é um dos media partners do evento.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições