2018-02-27
Grupo Knauf organiza conferência sobre Construção Sustentável
David Alvito

“Arquitectura e Construção Sustentável” foi o tema da palestra que o Grupo Knauf (Knauf e Knauf Insulation), fabricante de materiais de construção na Europa, organizou na última sexta-feira, em colaboração com o Portal da Construção Sustentável (PCS), e que surgiu no âmbito das habituais “Sextas Sustentáveis”.


A sala Beijing, no Museu Fundação Oriente, acolheu o encontro que versou sobre o pilar da sustentabilidade na construção, com enfoque nas soluções proporcionadas e disponibilizadas pela empresa alemã.


A conferência, que não contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, como estava inicialmente previsto, não deixou de lado os principais temas que, actualmente, estão no centro das preocupações do mundo da construção: o grande desperdício que existe na construção e quais os caminhos a seguir para a reciclagem dos materiais. Portugal é um dos países com uma das mais baixas taxas de reciclagem de resíduos de construção e demolição (inferior a 40 %, quando a média europeia é de 47 %).


Aline Guerreiro, arquitecta e coordenadora do PCS, destacou a importância de reabilitar e de reaproveitar ao máximo materiais, no âmbito da economia circular.


Hoje, um dos conceitos que mais motivo de debate tem gerado, no que à sustentabilidade diz respeito, é o conceito de “Passive House”, ou seja, casas com um alto desempenho e energeticamente eficientes. Um dos oradores convidados foi João Marcelino, da Associação Passivhaus Portugal, que destacou as grandes vantagens de uma casa passiva relativamente a uma casa com construção convencional e os vários exemplos que vão surgindo, no nosso país, através desta solução construtiva altamente eficiente e sustentável.


A palestra fechou com uma comunicação de João Luís Carrilho da Graça, Prémio Pessoa de 2008, intitulada “Lisboa: a arquitectura e a sua envolvente”. O Terminal de Cruzeiros de Lisboa e o Campo das Cebolas foram dois dos projectos apresentados por Carrilho da Graça, que destacou em ambos a importância de envolver e orientar o projecto de arquitectura para o ambiente que o rodeia e define. Esta ligação à cidade faz-se não só na implantação do edifício de forma harmoniosa e/ou complementar com a mesma, mas na própria relação com a história do lugar.


Pablo Maroto, director de Marketing da Knauf, e  Oscar del Rio, director geral da Knauf Insulation Iberia, reafirmaram o compromisso das marcas em encontrar soluções sempre mais sustentáveis, que não só respeitam como ultrapassam o exigido legalmente, com produtos para a construção mas também muito vocacionados para a reabilitação.

As “Sextas Sustentáveis” são sessões que visam a apresentação especializada de um produto, tendo como premissa o tema da sustentabilidade.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições