2017-05-08
Norma ISO para a acção climática em desenvolvimento

Reduzir emissões de gases com efeito de estufa e ajudar a criar metodologias e gerir mecanismos de mitigação e adaptação às alterações climáticas é a proposta da futura ISO 14 080. A norma está neste momento em desenvolvimento pela Organização Internacional para a Normalização e será inteiramente dedicada à acção climática.

 

Com publicação prevista para 2018, o standard vai proporcionar um enquadramento para que se possam desenvolver metodologias com vista à acção climática, tendo também em consideração documentos como o Acordo de Paris, a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável para 2030, ou os 17 objectivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

A aplicação da 14 080 irá proporcionar metodologias comparativas, para diferentes tipos de utilizadores, tais como os sectores privado e industrial, o governo local, os municípios, as cadeias de abastecimento e outras organizações. A ferramenta vai também ser útil para as instituições financeiras, na medida em que vai incluir informação relevante sobre esta matéria. Para além disso, pretende ainda ser uma peça importante para a comunicação eficaz e transparente dos resultados da aplicação dessas metodologias.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições