2016-01-28
Interessado no financiamento de projectos de eficiência?

Vêm aí novas oportunidades de investimento em eficiência energética, com enfoque especial na reabilitação. Instituições financeiras, developers de projectos e decisores políticos vão juntar-se, nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro, em Bruxelas, para o Investor Days 2016. “Fazer o dinheiro fluir - estratégias para aumentar os investimentos em energia no sector dos edifícios europeu” é o mote da iniciativa.

 

Qual é a situação actual e que progressos foram feitos? Como é que se pode aumentar o fluxo de transacções? Quais são as futuras soluções de mercado necessárias? Estas são algumas das questões a que o Investor Days vai tentar dar resposta, potenciando parcerias e negócios entre investidores, developers de projectos e agências governamentais.

 

Serão, por isso, abordados diferentes tópicos, directamente relacionados com o financiamento de medidas de poupança de energia, e partilhados os pontos de vista de oradores especialistas nesta matéria e decisores políticos de alto nível. O primeiro dia de trabalhos, por exemplo, inclui uma intervenção de um orador da Comissão Europeia e uma apresentação do Departamento de Energia dos Estados Unidos sobre modelos de financiamento de sucesso.

 

Ainda no dia 22, estão planeadas duas sessões que terão por objectivo cobrir os progressos feitos na implementação das recomendações feitas, há um ano, pelo Grupo para as Instituições Financeiras de Eficiência Energética (EEFIG, na sigla original) sobre como aumentar os investimentos em eficiência.

 

O segundo dia de Investor Days, por seu turno, está reservado à discussão, entre participantes e peritos, sobre o aumento do fluxo de transacções. Mas não só, pretende-se também dar a conhecer soluções emergentes e as melhores práticas que estão a ser desenvolvidas para responder às necessidades dos investidores; ou ainda saber mais sobre oportunidades de financiamento pela boca de developers de projectos de topo e através de apresentações de fundos activos por parte de investidores à procura de iniciativas para financiar.

 

Este fórum será uma “excelente oportunidade para acompanhar os recentes desenvolvimentos, bem como fomentar parcerias com alguns dos principais players europeus nesta área”, conclui o director do ICP Europe em Portugal, Jorge Rodrigues de Almeida.

 

O Investor Days é organizado pelo Annex 61: Desenvolvimento de Modelos de Negócio e Conceitos Técnicos para Reabilitações Energéticas Profundas do EBC (Energy in Buldings and Communities Programme), pela KEA, pelo ICP Europe e pelo BPIE – Buildings Performance Institute Europe, em parceria com o Pacto dos Autarcas, a Aliança Climática e o City Invest Project.

 

O registo no evento pode ser feito aqui

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições