2018-05-29
PME portuguesas apresentam-se perante os gigantes europeus da energia
David Alvito

O INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e a EDP Distribuição aliaram-se para lançar um concurso que tem como objectivo de conciliar e unir as PME (pequenas e médias empresas) de Portugal junto dos grandes players europeus no sector da energia.

 

A iniciativa visa, segundo o INESC TEC, aproximar o tecido empresarial nacional das grandes empresas europeias que atuam no ramo da energia. Para aquele organismo, “o mercado português é composto, em mais de 90 %, por pequenas e médias empresas (PME) que por muitas soluções tecnológicas que tenham, nem sempre conseguem chegar aos chamados gigantes industriais para apresentar as soluções tecnológicas que desenvolvem".

 

As empresas interessadas em participar no concurso têm até ao próximo dia 12 de Junho que submeter um texto com um máximo de 500 palavras, através deste portal, sobre uma solução tecnológica desenvolvida, que abranja uma das três áreas seguintes: carregamento de veículos eléctricos e gestão de frota, tecnologias para redes eléctricas inteligentes e energias renováveis.

 

Para o INESC TEC, a escolha das propostas submetidas terá em conta diversos itens, com prioridade para start-ups, projectos com potencial de inovação e enquadrados no domínio do projecto InteGrid.

As empresas finalistas irão apresentar as suas soluções no próximo dia 27 de Junho, em Lisboa, na sede da EDP, durante a conferência “"From intelligent energy solutions to disruptive business models". O evento é gratuito, mas de inscrição obrigatória, que poderá ser efectivada em integrid-energydays.inesctec.pt.

 

O concurso surge no âmbito do InteGrid, um projecto europeu que, até 2020, e com um orçamento de 15 milhões de euros, se propõe a aumentar a inteligência das redes eléctricas, através da instalação de cinco demonstradores, em três países: Portugal, Suécia e Eslovénia.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições