2015-05-12
Horizonte 2020: Financiamento para PME portuguesa na área da energia
Marisa Vitorino Figueiredo

A Optisigma – Energia e Ambiente foi a única pequena e média empresa (PME) portuguesa na área da energia a obter financiamento na última ronda do  Instrumento PME do Horizonte 2020. Ao todo, 161 empresas de 23 países beneficiaram deste apoio de Bruxelas, traduzido em 50 mil euros para estudos de viabilidade financeira dos projectos, assim como uma formação de três dias para as organizações seleccionadas.

 

A par da Optisigma, também as portuguesas EQS – Engineering, Quality and Safety e a Perceive 3D conseguiram aprovação do Instrumento PME. No entanto, o projecto da Optisigma, InSwitch, é o único ligado à área da energia, no tópico de promoção do “potencial de inovação das PME para um sistema energético de baixo carbono”. Em causa, está um equipamento electrónico, ultra-compacto de baixo-custo, que contribui para a redução do consumo de energia em sistemas industriais.

 

Das 161 empresas seleccionadas nesta ronda pelo Instrumento PME, 22 estão ligadas directamente à eficiência energética ou produção energética sustentável. Este é o caso da austríaca Green4Cities que, através do projecto SolTile, tem desenvolvido um sistema de telhas solares integradas, de forma a melhorar o custo-eficácia da energia solar distribuída. Ou, por exemplo, do projecto Solenco da belga Vandenborre Energy Systems. Aqui, o objectivo é desenvolver um produto de armazenamento de energia de pequena escala, com uma aplicação potencial em sistemas fotovoltaicos residenciais.

 

Por país, as PME espanholas ficaram na linha da frente das aprovações de Bruxelas (34 beneficiárias), seguidas da Itália (25) e Reino Unido (18).

 

O apoio agora dado diz respeito à Fase 1 do Instrumento PME, dedicado a apoiar estudos de viabilidade técnica e comercial das pequenas e médias empresas europeias. Desde o seu lançamento, a 1 de Janeiro de 2014, já foram seleccionadas nesta fase 816 PME. A iniciativa complementa-se ainda com a Fase 2, de desenvolvimento e demonstração, e Fase 3, de apoio à entrada no mercado. 

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições