2018-05-02
Festival Solar de Lisboa chega em Maio
David Alvito

Entre os dias 17 e 20 de Maio, a Central Tejo/Fundação EDP, o antigo Museu da Electricidade, acolherá o Festival Solar de Lisboa. O evento pretende promover a utilização da energia solar fora dos núcleos profissionais.

O Festival, que é organizado em conjunto entre a câmara municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com o apoio da Fundação EDP, irá ser palco de várias iniciativas, direccionadas para a promoção da energia solar e desenvolvimento sustentável.

Durante os quatro dias do certame, os visitantes poderão assistir a demonstrações de confecção de alimentos em fornos solares, conhecer uma casa modular autossustentável e assistir a uma exposição com o que de melhor se faz em ciência e tecnologia em Lisboa. O público terá ainda à disposição várias actividades, de carácter lúdico-pedagógico, associadas às diferentes tecnologias solares.


Em paralelo ao Festival Solar de Lisboa, irá decorrer um concurso intitulado “Foto Síntese”, um concurso de fotografia cujo propósito é a “produção de fotografias que retratem o uso do sol como fonte de energia limpa e versátil”. Os interessados têm até ao dia 4 de Maio para submeterem os trabalhos, que serão avaliados por um júri que se pronunciará até ao dia 9 do mesmo mês. O autor da melhor fotografia será contemplado com um prémio no valor de 500 euros. Ainda assim, as dez melhores fotografias serão exibidas na exposição no interior das instalações da Fundação EDP/Central Tejo, durante os quatro dias do festival. Para obter mais informações, poderá visitar o portal aqui.

A primeira edição do Festival Solar de Lisboa surgiu em 2009, na esfera do projecto Dias Europeus do Sol. Nove anos depois, a organização decidiu recuperar o evento, tendo em vista da candidatura da capital portuguesa ao European Green Capital Award 2020.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições