2018-02-07
E se o seu telemóvel o ensinasse a poupar energia?
David Alvito

Já pensou em poupar energia através de um app para telemóvel ou de um jogo interactivo? É esse um dos principais objectivos do FEEdBACk (Fostering Energy Efficiency and BehAvioural Change through ICT), um projecto europeu que, até 2020, se propõe desenvolver e apresentar soluções relativas à eficiência energética.

O projecto, liderado por Portugal através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), é financiado pela Comissão Europeia, através do programa de investigação e inovação Horizonte 2020.

O FEEdBACk contempla oito instituições europeias, de sete países diferentes (para além de Portugal, participam também Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha) e o objectivo passa por, através de mudanças comportamentais, por intermédio de uma plataforma de gamificação, estimular e produzir energia mais eficiente.

Filipe Joel Soares, investigador sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC, e responsável pelo projecto, explica que estão a “trabalhar numa aplicação móvel, cuja interface será interactiva e amigável, para motivar uma utilização mais eficiente da energia através de mensagens personalizadas e competição entre pares. A ideia é que esta aplicação ajude a que sejam feitas pequenas alterações nos hábitos diários que, por sua vez, conduzam a poupanças energéticas e financeiras grandes quer nas casas dos consumidores quer nos locais de trabalho”.

 

A aplicação irá contemplar diversos jogos e questionários ligados a decisões do dia a dia relativas a comportamentos energeticamente eficientes. Os utilizadores poderão ainda comparar os seus dados de desempenho energético com os familiares e amigos, e partilhar a informação nas diversas redes sociais.

 

Para além desta aplicação móvel, as acções de sensibilização para alteração de comportamentos vão decorrer nas redes sociais e no portal do projecto, junto dos consumidores dos vários países que compõem o painel do FEEdBACk, de modo a que haja uma verdadeira mudança no paradigma dos hábitos da eficiência energética.

 

Para obter mais informações acerca do projecto poderá visitar o portal www.feedback-project.eu.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições