2019-01-09
Eurovent Market Intelligence começa recolha de dados do mercado AVAC
David Alvito

A Eurovent Market Intelligence (EMI), o gabinete de estatísticas da associação europeia para a indústria AVAC, já começou a 25ª recolha de dados sobre o mercado do aquecimento, arrefecimento e ar condicionado.

 

Entre as novidades desta 25ª edição do estudo de mercado, destaca-se uma melhor segmentação do sector dos chillers de arrefecimento a água. O sector sofreu uma adaptação tendo em conta os novos tipos de fluídos refrigerantes, de modo a ir ao encontro das tendências do mercado e da nova regulamentação de gases fluorados.

 

Outra das novidades é a admissão dos dados relativamente a equipamentos de ar condicionado de tipo split e VRF, cuja procura tem vindo a subir nos últimos tempos. O inquérito vai recolher informação acerca das unidades interiores e exteriores.

 

A partir do próximo mês de Março, qualquer funcionário das empresas aderentes ao EMI poderá consultar uma vasta panóplia de informação compilada em mapas e gráficos interactivos, podendo seleccionar qualquer mercado em que mostrem interesse, onde também estarão informações sobre o país escolhido.

 

Foi em 1994 que a EMI começou a fazer esta compilação de dados sobre o mercado europeu. Desde então, os dados recolhidos têm sido uma das principais ferramentas, e uma referência, no mercado do aquecimento, arrefecimento e ar condicionado.

 

Para Yannick Cotrelle, manager da EMI, estas inovações vão facilitar o acesso a dados essenciais para a produção e desenvolvimento de relatórios dentro das organizações. “Antes, os funcionários de uma determinada empresa que tivessem de apresentar um relatório sobre um determinado mercado, despendiam muito tempo à procura e a compilar a informação. Agora, com um simples clique no mercado pretendido, têm acesso à informação necessária, para além de poderem aceder a vários mercados e produtos de forma simples e intuitiva”, aponta Cotrelle.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições