2018-05-08
NEx é a nova certificação promovida pela Eurovent Certita Certification
David Alvito

A Eurovent Certita Certification (Associação Europeia da Indústria para a Climatização Interior, Processos de Arrefecimento e Tecnologias de Cadeias de Refrigeração de Alimentos) desenvolveu uma nova certificação para os fabricantes de sistemas AVAC.


O novo selo apresentado pelo organismo, e que é denominado NEx (Nature of Excellence), tem como objectivo permitir que os fabricantes de sistemas de climatização validem, para além das taxas de desempenho, os critérios procurados nos produtos com maior procura.


Actualmente, os projectistas têm o seu foco, não apenas no desempenho dos produtos que escolhem para o sistema AVAC, mas também na durabilidade e na manutenção. No entanto, apesar dos inúmeros produtos existentes no mercado, não existia um selo de certificação que permitisse validar os diversos critérios.


Foi com base nestas premissas que a Eurovent Certita Certification apresentou esta nova chancela. A certificação atesta a capacidade de um determinado fabricante de produzir produtos e sistemas AVAC, que confluam nas melhoras práticas e normas em termos de sustentabilidade ambiental e regulamentação social e corporativa. O novo selo apresenta-se, desta forma, como uma espécie de valor acrescentado para os fabricantes e project developers que apostam nesta matéria.


O primeiro projecto de certificação sob a designação NEx será para as unidades de tratamento do ar. Graças à evolução tecnológica e às exigências do utilizador final, a lista de critérios determinante para definir uma grelha de qualidade de um produto é limitada. Ainda assim, certos elementos foram marcados como imprescindíveis e terão obrigatoriamente de ser considerados para que um produto possa ser definido como de topo através desta certificação; items garantia, serviço de apoio ao cliente, durabilidade, possibilidade de reciclagem, transporte, desempenho com energia mínima, etc., são essenciais para a certificação NEx, que passa a ser um parceiro fulcral da certificação ECP (Eurovent Certified Performance), servindo de ferramenta primordial para todos os que intervêm na escala de decisão de um sistema AVAC.

ASSINE JÁ
aceito os termos e condições